Esgrimista é desqualificada após recusar luta contra trans: “Não luto com homem”

A esgrimista se recusou a lutar contra a oponente trans (Foto: Reprodução/Daily Mail UK)

Uma esgrimista foi desclassificada de uma competição após se recusar a competir contra uma oponente trans. O caso aconteceu no torneio Cherry Blossom da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (3).


A esgrimista estadunidense Stephanie Turner teria descoberto que enfrentaria Redmond Sullivan quando chegou no local do torneio. Quando a partida começou, ela se ajoelhou e tirou a máscara em protesto. Por isso, o árbitro mostrou a ela um cartão preto, significando sua desqualificação e suspensão do campeonato.


De acordo com o relato de Stephanie à FOX News, outras esgrimistas já haviam se pronunciado contra a participação de uma atleta trans na categoria.


“Sinto muito, não posso fazer isso. Eu sou uma mulher, e este é um homem, e este é um torneio feminino. Eu não vou luto com homem”, afirmou Stephanie ao árbitro.


Além disso, Stephanie relatou que Redmond, a atleta trans, se aproximou dela durante o protesto, acreditando que ela estava machucada.


“Sinto muito. Eu tenho muito amor e respeito por você, mas eu não vou te enfrentar”, disse a atleta à oponente.


Entidade de esgrima americana se posiciona sobre esgrimista trans

De acordo com a USA Fencing, entidade de esgrima estadunidense, a política para atletas transgêneros foi mudada em 2023. A princípio, as novas regras teriam sido elaboradas para “expandir o acesso ao esporte da esgrima e criar espaços inclusivos e seguros”.


“A política é baseada no princípio de que todos devem ter a capacidade de participar de esportes e foi baseada nas pesquisas disponíveis na época”, declararam. “No caso de Stephanie Turner, sua desqualificação não foi relacionada a nenhuma declaração pessoal, mas foi meramente o resultado direto de sua decisão de se recusar a lutar com um oponente elegível, o que as regras da FIE [Federação Internacional de Esgrima] claramente proíbem.”


Veja vídeo de protesto de esgrimista contra oponente trans:

 


 


 


 


 


 


 


 


Fonte: RIC.COM.BR


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias