Ícone do site Ecos da Noticia

Encenação da Paixão de Cristo emociona fiéis católicos na Concha Acústica de Rio Branco

Fotos: Sérgio Vale

A Sexta-feira Santa, 18, foi marcada por fé, silêncio e emoção no Centro de Rio Branco. O ponto alto da tradicional Procissão do Cristo Morto neste ano foi a encenação da Paixão de Cristo, realizada pelo grupo Totus Tuus na Concha Acústica.


O espetáculo teatral, apresentado ao final da via-sacra, atraiu a atenção de milhares de fiéis, que acompanharam atentamente a dramatização dos últimos momentos da vida de Jesus. Com interpretações intensas, figurinos simbólicos e trilha sonora comovente, a encenação reforçou o sentido espiritual da Sexta-feira Santa.


A apresentação encerrou a caminhada que teve início na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, um dos pontos mais simbólicos da fé católica em Rio Branco. A tradicional procissão, que todos os anos reúne fiéis para relembrar os passos de Cristo até o Calvário, também passou por mudanças. Neste ano, o trajeto foi ampliado até a Concha Acústica, em vez de se encerrar em frente ao Palácio Rio Branco, como era costume. A razão acontece devido a reforma no Palácio Rio Branco.


Durante todo o percurso, os fiéis caminharam em silêncio e oração, conduzidos por momentos de reflexão e cânticos religiosos. Pessoas de todas as idades participaram da caminhada, muitas vestidas de branco e portando terços, velas ou cruzes, num gesto de fé e devoção.


O padre Manoel Costa, em entrevista ao ac24horas Play, reforçou o significado profundo da celebração, convidando a comunidade a refletir sobre a espiritualidade da data.


“Hoje é Sexta-feira Santa, dia do Senhor. Essa caminhada é uma caminhada que tem um sentido profundamente espiritual. Nós somos chamados a caminhar na direção de Deus e nós estamos caminhando seguindo os passos do nosso Salvador, que carregou a cruz, que enfrentou o Calvário por nós e pela nossa redenção. Essa caminhada tem um sentido de fraternidade, de comunhão e de participação. Então que todos possamos, de mãos dadas, caminhar numa mesma direção, caminho que o Senhor nos indica”, pontuou.


Durante a transmissão, a reportagem registrou momentos de emoção, como a chegada de fiéis descalços, em penitência. “Isso aqui é uma penitência pra gente pagar aquilo que a gente deve em vida. Sempre vale a pena quando se trata de Deus”, afirmou Andreas, da Paróquia Sagrada Família.


A jovem Emanuele, da Paróquia São Paulo Apóstolo, destacou a preparação da comunidade para o momento: “A gente esperou desde ontem. Ensaiamos com os coroinhas e viemos todos muito animados”, relatou.


Entre as autoridades que participaram da procissão, o prefeito Tião Bocalom enfatizou o significado da data para a fé cristã. “Estamos aqui principalmente para servir. Mais de 30 mil pessoas estiveram presentes. É uma procissão de fé. Precisamos fortalecer cada vez mais a nossa fé para continuar amando e servindo ao próximo”, pontuou.


 


Veja as imagens abaixo do fotojornalista do ac24horas, Sérgio Vale, que esteve acompanhando o evento que reuniu milhares de católicos.


Sair da versão mobile