Ícone do site Ecos da Noticia

Datafolha: 52% dos brasileiros defendem prisão de Bolsonaro por tentativa de golpe

Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (8) pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que 52% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria ser preso por liderar uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Apesar da maioria defender a prisão, o mesmo percentual — 52% — não acredita que ele será de fato preso.


A pesquisa foi feita dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) tornar Bolsonaro em réu, junto a outros sete aliados, por tentativa de golpe de Estado. Em 26 de março, a 1ª Turma do STF aceitou por unanimidade a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), dando início a uma ação penal que pode levar a penas de até 43 anos de prisão.


Veja os números:

Você acha que Bolsonaro deveria ser preso por tentativa de golpe?


Você acredita que Bolsonaro será preso?


Divisões regionais e religiosas

O cenário é de empate técnico nas regiões Norte/Centro-Oeste (47% a favor da prisão, 45% contra) e Sul (49% contra a prisão, 46% a favor).


Entre os católicos, 55% defendem a prisão de Bolsonaro, enquanto 39% são contrários. Já entre os evangélicos, o cenário se inverte: 54% são contra a prisão do ex-presidente e apenas 38% a apoiam.


Os dados reforçam que, embora haja maioria favorável à responsabilização penal de Bolsonaro, o ceticismo quanto à efetividade da Justiça permanece alto, refletindo as incertezas do cenário político brasileiro.


O levantamento foi realizado entre 1º e 3 de abril, com 3.054 entrevistas em 172 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Sair da versão mobile