Bolsonaro segue na UTI, está estável e sem novos picos de pressão, diz hospital

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, após cirurgia de desobstrução intestinal realizada no último dia 13 de abril.


De acordo com boletim médico divulgado nesta sexta-feira (26), Bolsonaro apresenta quadro clínico estável, sem novos picos de pressão arterial, e já foram adotadas medidas para controlar alterações nos exames do fígado.
“Apresenta-se estável clinicamente e sem novos picos de elevação da pressão arterial. Foram tomadas medidas para controle das alterações dos exames laboratoriais do fígado”, informou a equipe médica.


Ainda segundo o hospital, o ex-presidente foi submetido a tomografias de tórax e abdômen na quinta-feira (25), que indicaram evolução normal do pós-operatório, sem complicações ou necessidade de novos procedimentos. Bolsonaro continua em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva, e segue sem previsão de alta da UTI, além de manter a recomendação médica de não receber visitas.


Histórico de cirurgias

Esta foi a sexta operação relacionada às sequelas da facada que Bolsonaro sofreu em setembro de 2018, durante a campanha presidencial. Desde então, ele já teve diversos episódios de obstrução intestinal, sendo monitorado regularmente por sua equipe médica.


Intimado pelo STF na UTI

Durante a atual internação, Bolsonaro foi intimado oficialmente por uma oficial de Justiça, a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para responder ao processo no qual é réu por suposta tentativa de golpe de Estado.


A entrega do documento ocorreu na UTI e foi registrada pelo próprio ex-presidente em vídeo divulgado em suas redes sociais.
Na gravação, Bolsonaro manifesta irritação com a intimação, questiona a oficiala e compara o ato ao regime nazista, alegando que estava hospitalizado. Em nota, o STF afirmou que o adiamento da citação havia sido inicialmente considerado por conta da internação, mas que a participação de Bolsonaro em uma live nas redes sociais e em entrevista ao SBT indicava que ele estava apto a ser intimado.
Na live, Bolsonaro apareceu ao lado dos filhos, Flávio e Eduardo Bolsonaro, e do ex-piloto Nelson Piquet, mesmo com a recomendação médica de não receber visitas.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias