Ícone do site Ecos da Noticia

Avenida Ceará é parcialmente interditada para realização de testes de solo em obra de complexo viário

Foto: Whidy Melo

O trânsito na Avenida Ceará, no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco, está parcialmente interditado nesta segunda-feira (28) para a realização de testes de solo necessários à construção do novo complexo viário da capital. A intervenção tem provocado congestionamento no sentido Centro–Tucumã, e a orientação é que motoristas evitem a região.


Segundo o engenheiro civil Bruno Alexandre, responsável técnico pela obra, estão sendo realizados pré-furos para análise da resistência do solo, a fim de garantir a escolha adequada dos equipamentos que serão usados na escavação. “Vamos fazer o rebaixamento da Avenida Ceará, enquanto a Getúlio Vargas permanecerá no nível atual. Para isso, precisamos da implantação de uma cortina de estacas”, explicou.


Segundo o engenheiro, apesar de já existirem estudos de sondagem, a equipe decidiu realizar os testes de campo para garantir maior segurança na operação. “A gente tem todos os estudos de sondagem, mas estamos trazendo equipamentos de fora e queremos trazer os equipamentos mais assertivos para a situação. Então, estamos fazendo essa primeira análise.”


De acordo com ele, entre seis a sete furos serão feitos ao longo da via. Dois já foram concluídos e outros devem ser realizados nesta terça-feira (29) nas proximidades do Colégio de Aplicação. A previsão é de que essa primeira etapa seja finalizada até quarta-feira (30), com a liberação temporária do trânsito.


Entretanto, o engenheiro adiantou que, após essa fase, novas interdições parciais devem ocorrer, com o prazo estimado de 60 a 90 dias de obras. A Secretaria Municipal de Obras e o RBTrans estão trabalhando em conjunto para minimizar os impactos e organizar rotas alternativas.


Bruno Alexandre também pediu a colaboração da população enquanto as obras avançam. “Durante esse tempo, evitem esses locais que vão ter um atrapalho que é necessidade para essa obra. Se possível, a gente pede, encarecidamente, que quem puder desviar o trânsito nesse trecho, que desvie. Porque o trânsito aqui é muito intenso, a todo o momento”, finalizou.


 


VEJA O VÍDEO:

AC24HORASPLAY 1ª EDIÇÃO (28/04/2025)


Sair da versão mobile