Ícone do site Ecos da Noticia

Atmosfera “fraterna e sincera”: conclave pode durar dois ou três dias, dizem cardeais

Cardeal Gregorio Rosa Chavez dando entrevista antes de congregação. • REUTERS

Alguns cardeais disseram nesta terça-feira (29) que o conclave para eleger o novo papa poderia durar apenas dois ou três dias.


Enquanto caminhavam em direção aos portões do Vaticano, os clérigos falaram que a atmosfera dentro das reuniões das congregações gerais era “fraterna e sincera” e que todos sentiam a responsabilidade de escolher o sucessor do papa Francisco.


O cardeal Gregorio Rosa Chavez comentou sua previsão para a eleição. “Tenho a impressão de que o conclave será curto, dois ou três dias, esse é o sentimento que temos dentro da sala”, disse ele.


Quando perguntado se é esperado que o conclave tenha uma longa duração, Louis Raphael Sako, outro integrante da Igreja Católica, comentou que não e acha que será curto, durando dois ou três dias.


Um cardeal italiano condenado por desvio de fundos e fraude comentou nesta terça-feira (29) que não participará do conclave secreto para eleger o novo papa.


Angelo Becciu, cardeal italiano e a mais alta autoridade da Igreja Católica a ser julgada por um tribunal criminal do Vaticano, falou em um comunicado que não participaria do conclave.


Becciu foi condenado a 5 anos e meio de prisão por um tribunal do Vaticano em dezembro de 2023. Ele nega qualquer irregularidade e aguarda recurso em liberdade.


Sabe-se que os cardeais católicos do mundo, que se reúnem esta semana para discutir questões gerais enfrentadas pela Igreja global antes da votação do novo papa, discutiram o que fazer em relação ao caso de Becciu.


 


Sair da versão mobile