Um dos símbolos comerciais da Páscoa é o ovo de chocolate. Porém o item tem se tornado um luxo em meio às despesas essenciais dos brasileiros. Conforme apontou a pesquisa do Serasa, 38% dos entrevistados não compraram ovos de chocolate este ano.
Os brasileiros estão priorizando pagar as contas fixas, já que 26% da população foca em realizar o pagamento de itens essenciais como aluguel, água, luz e alimentação. Outra parcela, 11,8%, relata que o desemprego e a ausência de renda são impedimentos. Além disso, 11,7% dos entrevistados dizem que a decisão de não comprar ovos é devido aos “preços altos”.
Ainda conforme o estudo do Serasa, mais de 7 em cada 10 brasileiros (73%) já abriram mão de itens relacionados à Páscoa em outros anos por falta de dinheiro.
Apesar da elevação gradual dos itens relacionados à data, 43,3% dizem que vão comprar ovos de chocolate, mas desejam gastar no máximo R$ 150. Para 18%, esse valor supera o investido em 2024.
Quando questionados sobre a forma de pagamento, 20% informaram que aproveitam para comprar quando há promoções de crédito, com parcelamento sem juros.
Além do consumo, a pesquisa do Serasa decidiu perguntar como os consumidores enxergam a Páscoa e foi revelado que 13% visualizam como uma oportunidade de renda extra, comercializando especialmente ovos, trufas e bombons artesanais.
Fonte: BNEWS