Ícone do site Ecos da Noticia

Indígena dá à luz em área alagada por rio durante resgate dos bombeiros no Acre

Mulher da à luz em meio a enchente em Tarauacá, no interior do Acre — Foto: Arquivo/7º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Acre

Uma indígena da etnia Kaxinawá acabou dando à luz um menino durante o resgate no bairro Senador Pompeu, em Tarauacáuma das cidades do Acre que enfrenta enchente. O parto foi feito por bombeiros do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros do município na madrugada dessa terça-feira (18).


A equipe foi acionada para retirar a família da área alagada pelas águas do Rio Tarauacá, contudo, ao chegar na casa, a mulher já estava em trabalho de parto e os bombeiros ajudaram o bebê a nascer.


“A ocorrência entrou para nós como transporte de uma parturiente indígena. Chegando ao local, no bairro da Praia, também chamado de bairro Senador Pompeu, que foi bastante assolado pela enchente por ficar perto do rio, a guarnição verificou que a mulher já se encontrava em trabalho de parto e, prontamente, fez o parto na casa”, recordou o soldado Leandro Santos.


Rio Tarauacá transbordou na noite do último sábado (15) e as águas atingiram 45% do município. Conforme a Defesa Civil Municipal, 20 famílias, totalizando 90 pessoas, estão abrigadas na Escola Municipal José Augusto de Araújo e 40 moradores estão desalojados. Cerca de 2,5 mil moradores estão afetados diretamente pela cheia.


Criança saudável

Após o parto, a criança e a mãe foram colocados dentro de uma embarcação e levados até a maternidade do hospital da cidade. Segundo o soldado, a família tinha feito contado com a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), contudo, não tinham obtido retorno.


“Não conseguiram falar com eles, a ligação não estava dando certo. Conseguiram falar com nosso batalhão por meio do 193 e a guarnição se deslocou para o local”, contou.


Bombeiros levaram o bebê e a mãe para maternidade de Tarauacá — Foto: Arquivo/7º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Acre

Bombeiros levaram o bebê e a mãe para maternidade de Tarauacá — Foto: Arquivo/7º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Acre

Ainda segundo o soldado, a família ainda estava no bairro alagado porque a água não tinha entrado na residência. “As casas do bairro da Praia são elevadas e a água não entra na residência. Os moradores utilizam as embarcações para sair do local e voltar. Como a ocorrência entrou na madrugada, eles não tinham meios de locomoção. O jeito foi acionar o 193”, destacou.


O bombeiro acrescentou que a criança nasceu saudável e foi deixada na maternidade para receber os demais atendimentos médicos. “Soubemos que a mãe é de uma comunidade indígena do Rio Muru. Não tivemos mais contato com eles. O que foi repassado é que foram entregues em segurança na maternidade, o bebê pesado e feito os demais procedimentos”, afirmou.


Mais cedo, pelo período da manhã, o bombeiro relembrou que uma grávida pediu ajuda para sair de outra área alagada na cidade. “A gente fez o encaminhamento para a maternidade, não chegou a parir na embarcação, mas teve esse chamado”, finalizou.


Criança nasceu em meio à enchente em Tarauacá, no interior do Acre — Foto: Arquivo/7º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Acre

Criança nasceu em meio à enchente em Tarauacá, no interior do Acre — Foto: Arquivo/7º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Acre

 


 


 


 


 


 


Fonte: G1 Acre


Sair da versão mobile