Independência e Galvez decidem na tarde deste sábado (29), às 15h30 no estádio Arena da Floresta, o título de campeão do 37º Campeonato Acreano de Futebol Profissional.
O Tricolor de Aço e o Imperador Galvez chegaram à decisão após eliminarem nas cobranças de pênaltis às equipes da Adesg e do Vasco da Gama, respectivamente. Conforme o regulamento da competição, um empate no tempo normal de partida deste sábado (29) leva a disputa da taça às cobranças de pênaltis.
Com 12 estaduais conquistados, o Independência entra em campo neste sábado em busca do seu segundo bicampeonato na história da competição – o primeiro ocorreu no longínquo anos de 1958/1959. Por outro lado, o Imperador Galvez, na sua 13ª participação numa disputa de estadual (2013-2025), tenta o seu segundo título no torneio.
Tricolor pode perder meio time para o DM
O Independência para o jogo decisivo vive o dilema de contar ou não com alguns jogadores que estiveram durante a semana no departamento médico do clube (Polaco, Eduardo, Joel, Douglas e Ancelmo). A presença do quinteto não está confirmada e somente nos vestiários da Arena da Floresta o clube vai se pronunciar sobre a presença desses jogadores na partida.
A boa notícia no clube para o duelo decisivo deste sábado diante do Imperador Galvez será a inclusão na lista dos relacionado do lateral direito Weverton Braz. O atleta ganhou condição de jogo após punição imposta pelo pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AC). O jogador havia sido suspenso por 20 dias, preventivamente, após o episódio da confusão generalizada envolvendo as equipes do Independência e do Humaitá. No entanto, o departamento jurídico do clube tricolor conseguiu durante a semana, no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), uma liminar a qual derrubou a decisão do TJD-AC.
Imperador Galvez terá força máxima na decisão
O técnico imperialista Maurício Carneiro terá força máxima para encarar o Independência pelo jogo único da final do Campeonato Acreano 2025, agendado para a tarde deste sábado (29), a partir das 15h30, na Arena da Floresta.
Com vaga na decisão encaminhada no empate (1 a 1) e vitória nas cobranças de pênaltis sobre o favorito Vasco da Gama por 5 a 4, o time imperialista acredita na juventude da sua equipe para surpreender o Tricolor de Aço. O provável time do Galvez para a decisão desse sábado será o seguinte: Patrick; Ângelo, Bolacha, Dudu e Bruno; Dudu Vieira, Jeferson e Tiago Miranda; Daniego, Lukinha e Alifi
Retrospecto do confronto
O histórico dos confrontos envolvendo as equipes do Independência e do Imperador Galvez teve iniciou apenas na temporada de 2019. Neste período foram registrados cinco duelos, com duas vitórias imperialista, um tricolor e dois empates. O confronto registrou ainda 9 gols, 7 deles anotados pelo Galvez e outro 2 pelo Independência.
Veja os confrontos
2019
Galvez 2 x 0 Independência
2022
Independência 0 x 4 Galvez
2023
Independência 1 x 0 Galvez
2024
Galvez 1 x 1 Independência
2025
Galvez 0 x 0 Independência
Na final teremos a melhor defesa contra o melhor ataque
O Independência chega para a decisão diante do Imperador Galvez com o retrospecto de melhor defesa do Campeonato Acreano 2025. O time do técnico Álvaro Miguéis sofreu apenas quatro gols e oito partida, média de 05 gol por jogo. Por outro lado, o Imperador Galvez lidera o requisito de melhor ataque do torneio, com 15 gols marcados em oito partida, média de 2,12 por partida. O time imperialista ainda contar com o vice-artilheiro da competição, atacante Daniego, autor de seis gols.
Trio de arbitragem
O experiente Fábio Santos de Santana será o árbitro da final do Campeonato Acreano 2025. Os assistentes serão Roseane Amorim e Verônica Severino. Julian Negreiro será o quarto árbitro.