cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Imposto de Renda 2025: veja como baixar o programa e iniciar a declaração

Anúncio do Imposto de Renda 2025 (Foto: Reprodução do Instagram/@receita_federal)

Desde o dia 13 de março a Receita Federal deixou disponível em seu site o download do programa gerador da Declaração  de Imposto de Renda da Pessoa Física para 2025 (PGD). Na última segunda-feira (17), o Fisco já começou a receber as primeiras declarações. O aplicativo pode ser baixado direto no computador ou pelo celular.


Para fazer o download do PGD, as pessoas podem acessar o site da Receita Federal e clicar na opção “Baixar Programa”. No celular, o programa pode ser baixado também nas lojas oficiais dos aplicativos Android e iOS ou direto pela página oficial da Receita Federal.


Veja como fazer o download no computador:

– Entre na página oficial da Receita Federal pelo site
– Em seguida clique em Programas Geradores de Declaração
– Selecione a opção: “Imposto de Renda (DIRPF)”;
– Vão aparecer três opções: “fazer online”; “baixar o app”; do lado direito aparece um quadro com a opção “Programa IRPF 2025”. Nesse quadro, clique em “Baixar programa” – ele é compatível com: Windows, MacOS; Linux;
– Automaticamente vai aparecer uma caixa de instalação e você pode selecionar a opção de baixar no computador e clique em avançar;
– Escolha a pasta em que o programa ficará salvo e se quer que apareça na área de trabalho; clique em avançar. O programa será instalado e liberado para uso.
– Clique em “terminar” para concluir a instalação.
– O ícone IRPF 2025 deve aparecer na página inicial do computador. Dê dois cliques para abrir o programa
– ao clicar em nova declaração no menu a esquerda, é possível iniciar o preenchimento e também importar dados da declaração anterior.
– Há ainda a opção iniciar a declaração a partir da pré-preenchida. Mas vale lembrar que, apesar de estar liberado para baixar o programa, ainda não está liberada a declaração pré-preenchida. A Receita só vai liberar o serviço a partir do dia 1º de abril. Enquanto isso, o contribuinte pode ir adiantando alguns dados do processo.
– No programa, é possível também conectar direto com o Gov.br para ter a certificação de segurança e acessar os dados disponíveis na Receita. O aparência do programa no computador é praticamente a mesma dos anos anteriores, trazendo abas comuns aos outros programas, desde a identificação do contribuinte até rendimentos, pagamentos, dívidas. Tudo para facilitar a vida do contribuinte.


Preenchimento online

Vale lembrar que baixar o programa não é obrigatório: é possível também preencher as informações da declaração no formato online, sem ter que fazer o download, acessando a pagina da Receita, conectando o Gov.Br e acessando o e-Cac


Pelo celular:

Vá até a loja de programas do seu sistema (Android ou iOS) e clique obter o programa da Receita Federal. Quando terminar o download, clique em abrir e entre com o Gov.br


Pré-preenchida

A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações, um número 9% superior ao observado no exercício do ano anterior. Deste total, a expectativa é que 57% das declarações sejam do tipo pré-preenchidas, ante os 41% registrados no ano passado.


A facilidade é oferecida aos contribuintes com conta Gov.br níveis ouro e prata. No entanto, a declaração pré-preenchida só estará disponível para o contribuinte a partir do dia 1º de abril.


Desde 2014 a Receita Federal passou a oferecer a facilidade da declaração de Imposto de Renda pré-preenchida. A cada ano várias novas funcionalidades foram sendo acrescentadas, tudo para facilitar a vida das pessoas na fatídica hora de acertar as contas com o Leão.


Isso foi permitido pelo avanço da tecnologia, quando o sistema passou a incluir dados que são fornecidos regularmente à Receita Federal pelos empregadores, bancos, médicos, imobiliárias etc. Assim, foi possível incluir isso e reduzir uma etapa para o cidadão.


Segundo o auditor-fiscal José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do Imposto de Renda 2025, 84% dos declarantes possuem contam Gov.br ouro ou prata. “O melhor seria lançar tudo junto, mas infelizmente não foi possível por questões técnicas”, disse.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias