Em evento que marcou o lançamento do Selo de Identificação Geográfica (IG) em Procedência, o açaí de Feijó foi oficialmente certificado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) nesta quinta-feira, 27, na sede da Universidade Federal do Acre (Ufac) no município.
A Indicação Geográfica (IG) é um marco importante para a valorização do produto e dos produtores da região, reconhecendo a qualidade do açaí local e destacando suas características específicas, como sabor e textura, o que o diferencia no mercado e lhe agrega valor econômico. Além disso, impulsiona a economia regional, gerando mais oportunidades para agricultores familiares e cooperativas. Mais de 30 famílias serão beneficiadas.

Para a presidente da Cooperativa de Açaí de Feijó (Açaicoop Feijó), Julia Graciela de Sousa , a data é muito importante para os produtores da região. “Esperamos que, a partir deste momento, a vida de nossos produtores venha a melhorar, saindo da informalidade para vender o produto com um valor agregado maior”, destacou.

Segundo a engenheira agrônoma da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Eneide Taumaturgo, outro impacto positivo é a sustentabilidade. “O selo vai incentivar as boas práticas agrícolas e a preservação da floresta, alinhando produção e conservação ambiental”, destacou.
O lançamento do selo de IG do açaí de Feijó foi uma ação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).