posto village ezgif.com gif to avif converter

Acre cai três posições e ocupa 24ª posição no ranking de solidez fiscal

O Acre ocupa a 24ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados no pilar de solidez fiscal, segunda a edição de 2024 do levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ficando a frente apenas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.


O Estado apresentou uma variação negativa de três pontos em relação ao ranking anterior, refletindo um cenário de maior fragilidade nas contas públicas.


Em 2021 o Acre estava na 20ª posição, nos anos seguintes, 2022 e 2023 caiu para a 21ª colocação no ranking. O melhor desempenho do Estado foi em 2020 quando figurou na 14ª posição.


A solidez fiscal é um fator essencial para garantir a sustentabilidade financeira dos governos e sua capacidade de investimento na manutenção e ampliação dos serviços públicos.


Para obtenção dos resultados, o levantamento considera indicadores como taxas de investimentos, solvência fiscal, gastos com pessoal, liquidez, dependência fiscal, entre outros fatores que influenciam a estabilidade econômica de cada unidade federativa.


Indicadores como poupança corrente, taxa de investimentos, e índices de liquidez tiveram variação negativa de 5, 9, e 6%, respectivamente.


“Quando um governo não consegue equilibrar receitas e despesas, ele incorre em déficits fiscais, elevando sua individualização e reduzindo sua capacidade de investimentos. Isso impacta diretamente a oferta e a qualidade dos serviços públicos, além de afetar a confiança dos investidores e contribuintes”, pontua o CLP.


Os resultados do ranking de 2024 refletem os dados fiscais de 2023 e apontam desafios para a gestão financeira do Acre.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias