O superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), Clendes Vilas Boas, falou nesta quarta-feira, 26, ao ac24horas Play sobre o processo de regulamentação do transporte privado por aplicativos em Rio Branco (AC). De acordo com ele, apenas uma empresa, a AC Driver, está em conformidade com as novas normas estabelecidas pela Portaria nº 061/2025. Outras plataformas populares, como Uber e 99, ainda estão em fase de discussões com o órgão municipal.
“As plataformas estão se adequando, e vamos estender um prazo maior. A gente entende que tudo que é novo tem seus ajustes. Então, a plataforma que não cumpriu seu dever, a RBTrans terá um reforço de nova portaria, estendendo esse prazo. Nós não vamos radicalizar. Vamos tentar, de todas as formas, o diálogo, porque esse problema que buscamos resolver não é pessoal, e sim social, para questão de transparência e segurança. Você já imaginou pegar uma corrida sem saber quem é o motorista? Essas reclamações chegam ao Ministério Público do Acre, e nós estamos recebendo recomendação do MPAC para que as plataformas façam essa regularização”, pontuou.
“Nossa preocupação é com o usuário. Por essa razão, vamos estender a portaria. Se não cumprir, nós teremos de invocar a inércia da Justiça para cumprir o que a lei determina”, afirmou Vilas Boas.
O superintendente destacou que a AC Driver é a única empresa que já está regulamentada e fazendo os ajustes necessários. Já outras plataformas, como Uber e 99, ainda não se adequaram às normas. “A AC Driveré uma que está regulamentada e fazendo os ajustes necessários. As outras estão em fase de discussão, tirando dúvidas, como Uber e 99, que ainda não se regularizaram. A Maxim também demonstrou interesse”, pontuou.