Setenta por cento dos brasileiros já se sentem confortáveis em contrataram produtos financeiros e crédito pelos canais digitais oferecidos pelas instituições financeiras e 65% se sentem confiantes em tomar suas decisões financeiras na palma da mão. Isso foi o que mostrou uma pesquisa de comportamento do consumidor feita pela Matera Insights, braço de pesquisa da empresa especializada em novas tecnologias para impulsionar fidelização com foco no comportamento dos clientes.
Os dados do estudo indicam que a evolução do mercado de crédito no Brasil impõe o desafio às instituições financeiras em se adaptar às novas expectativas dos clientes, oferecendo soluções digitais fáceis e amigáveis.
A pesquisa ‘Jornada de crédito: como executivos e consumidores avaliam oportunidades e riscos’ mostrou que, embora a taxa de juros seja o principal fator na hora de adquirir um crédito, apenas 36% souberam responder qual foi a tarifa aplicada no último produto contratado.
O cartão de crédito liderou entre as opções mais populares para conseguir crédito, sendo utilizado por 89% dos entrevistados. Em média, essas pessoas usaram apenas quatro soluções ao longo da vida financeira.
A surpresa ficou por conta do Pix parcelado, modalidade recém adicionada ao portfólio de grandes instituições, com adesão de 53% dos respondentes nos últimos dois meses.
A pesquisa, conduzida com o apoio do Instituto Qualibest, combinou a percepção de tomadores de crédito de todas as regiões do país com a visão analítica de executivos de grandes instituições. Muitos eles indicaram que o foco estará no cenário macroeconômico e endividamento, mas também na hiperpersonalização, barreiras de conectividade e inclusão financeira.
“O estudo é uma ferramenta estratégica para tomada de decisões com base em informações importantes sobre os consumidores, suas expectativas e dificuldades, mostrando também oportunidades e como a tecnologia pode ser utilizada para alavancar a experiência do cliente”, afirma o diretor de operações da Matera Insights, Ricardo Ferreira.
Evolução do crédito
As financeiras tradicionais ainda lideram a preferência dos consumidores na contratação de crédito, especialmente em produtos como cheque especial, empréstimos com garantia e consignados.
Por outro lado, as instituições digitais e de pagamento vêm ganhando espaço, principalmente em serviços como cartão de crédito e empréstimos pessoais. “A evolução do crédito no Brasil é resultado da inovação e a tecnologia será cada vez mais necessária para superar desafios impostos pelo mercado e oferecer segurança ao consumidor”, disse Ferreira.
Para o executivo, o aumento das expectativas dos consumidores vem pressionando empresas a oferecerem experiências mais ágeis, personalizadas e confiáveis.
Questionados sobre quais serão os principais desafios no setor para 2025, os gestores indicaram que o futuro do crédito é personalizado, ágil e orientado por dados. “A Inteligência Artificial será indispensável para essa construção, permitindo que as instituições ofereçam soluções úteis, transparentes e conectadas às necessidades dos consumidores mais exigentes, bem como uma jornada mais fluida e eficiente, elevando assim a rentabilidade das instituições financeiras”, afirma Ferreira.