Rio Juruá se aproxima da cota de alerta e deslizamento atinge casas em Cruzeiro do Sul

O Rio Juruá atingiu nesta segunda-feira, 24, em Cruzeiro do Sul, 11,16 metros, aproximando-se da cota de alerta, que é 11,80 metros e da cota de transbordo, que é de 13 metros no município. De acordo com a Defesa Civil, a previsão até a próxima quinta-feira, 27, indica chuvas de até 100 milímetros.


Por enquanto, não há famílias atingidas pelas águas e a Defesa Civil está em alerta monitorando as áreas. No final de semana, devido às chuvas, houve deslizamento de terra nos bairros Cruzeirão, Remanso e outros, atingindo duas casas. Na ocasião, moradores de duas residências tiveram que ser retirados pela Defesa Civil e levados para o aluguel social.


“Em decorrência das chuvas intensas em Cruzeiro do Sul têm aumentado o risco de deslizamentos de terra e desbarrancamentos, especialmente em áreas de encostas. No bairro do Remanso, por exemplo, duas famílias precisaram deixar suas residências devido ao deslizamento de terra causados pelo encharcamento do solo.


Na rua Rio Grande do Sul ocorreu um desmoronamento de um muro de arrimo e consequentemente a queda de uma área coberta, causando prejuízos para a proprietária, uma equipe da Defesa Civil esteve no local e ficaram responsáveis pela retirada dos escombros e o auxílio no aluguel social caso a família aceite o benefício. Ainda no domingo as equipes estiveram presentes no bairro Cruzeirinho para verificar uma situação do desabamento de um muro próximo a um córrego. Também estiveram presentes em uma vistoria no bairro da Escola Técnica, verificando a situação de uma residência que foi afetada por um deslizamento de terra”, pontua Iranilson Neri, coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul.



A Defesa Civil passa orientação de como as pessoas devem agir em caso de chuvas fortes:


Identifique áreas de risco: Fique atento a sinais como rachaduras no solo, deslizamentos anteriores ou proximidade de encostas instáveis.


Mantenha-se informado: Acompanhe as previsões meteorológicas e alertas de chuva.


Evite construções em áreas de risco: Se possível, não construa ou habite em locais propensos a deslizamentos.


Comunique-se com vizinhos: Compartilhe informações e mantenha contato constante, especialmente em situações de risco.


Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil Municipal ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.


A prevenção e a preparação são fundamentais para minimizar os impactos de deslizamentos e desbarrancamentos.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias