posto village ezgif.com gif to avif converter

Papa Francisco tem pneumonia bilateral, diz Vaticano; quadro segue “complexo”

papa Francisco foi diagnosticado com pneumonia bilateral, conforme comunicado do Vaticano nesta terça-feira (18).


Essa infecção que afeta os dois pulmões ocorre no quinto dia de internação do pontífice argentino, que, apesar de apresentar um quadro clínico complexo, continua bem disposto.


Santa Sé anunciou que, devido ao seu estado de saúde, a audiência jubilar programada para o próximo sábado (22) foi cancelada, enquanto uma missa no domingo (23) será conduzida por um alto funcionário do Vaticano.


O Vaticano já havia cancelado a participação do papa na audiência semanal marcada para quarta-feira (19) e uma visita aos estúdios de cinema Cinecittà, em Roma.


Francisco, de 88 anos, que sofre de bronquite há mais de uma semana, foi internado na última sexta-feira (14) no hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma.


Os médicos recomendaram repouso absoluto, o que o impediu de realizar sua oração dominical para os peregrinos na Praça São Pedro.


Embora sua condição tenha exigido hospitalização, o papa conseguiu realizar algumas atividades de trabalho, como aceitar a renúncia do bispo canadense Jean-Pierre Blais, da diocese de Québec, nomeando o reverendo Pierre Charland como substituto.


O Vaticano esclareceu que a renúncia não está relacionada a acusações de agressão sexual contra Blais, que as nega.


Na segunda-feira (17), o Vaticano informou que o quadro clínico de Francisco é complexo, envolvendo uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias.


Horas depois, a Santa Sé atualizou a situação, afirmando que o papa estava estável e sem febre, prosseguindo com a terapia prescrita. Ele recebeu a Eucaristia e dedicou-se a algumas atividades de trabalho.


A saúde do papa Francisco tem sido uma preocupação nos últimos meses, com sua atual hospitalização sendo a quarta em menos de quatro anos.


O líder religioso já enfrentou diversos problemas de saúde, incluindo dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e uma operação de hérnia.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias