Papa Francisco segue em tratamento no hospital e está estável, diz Vaticano

Papa Francisco • 14/12/2022REUTERS/Guglielmo Mangiapane

O Vaticano atualizou o estado de saúde do Papa Francisco na manhã deste domingo (16) informando que o pontífice segue em tratamento, tendo dormido bem esta noite e tomado café da manhã.


Francisco, internado em um hospital de Roma desde a sexta-feira (14) de manhã, pediu desculpas por faltar a uma missa no Vaticano neste domingo, afirmando que ainda estava sendo tratado de bronquite e agradecendo aos médicos por cuidarem dele.


O líder da Igreja Católica foi hospitalizado para tratar uma infecção do trato respiratório. Os médicos ordenaram repouso completo e por isso ele não pôde realizar a oração regular de domingo aos peregrinos na Praça de São Pedro.


“Eu gostaria de estar entre vocês, mas, como sabem, estou aqui no Hospital Gemelli porque ainda preciso de algum tratamento para minha bronquite”, disse o pontífice em uma curta versão escrita da oração.


Ele continuou agradecendo pelo carinho, oração e “proximidade com que vocês estão me acompanhando nestes dias, e gostaria de agradecer aos médicos e profissionais de saúde deste hospital por seus cuidados”.


O cardeal, José Tolentino de Mendonça, que liderou a missa na ausência de Francisco, abriu o serviço com uma mensagem de apoio.


“Nosso primeiro pensamento vai para o Papa Francisco. Rezamos por sua saúde, agradecendo pela visão e apoio que ele sempre nos dá”, expressou Mendonça durante a missa na Basílica de São Pedro.


A missa foi dedicada a homenagear artistas no Ano Santo da Igreja Católica.


O Vaticano anunciou que o Papa permaneceria no hospital pelo tempo necessário para seu tratamento.


Francisco, que é pontífice desde 2013, teve gripe e outros problemas de saúde várias vezes nos últimos dois anos.


Uma declaração do Vaticano divulgada no sábado (15) à noite afirmou que o Papa havia recebido “repouso completo prescrito” para ajudar em sua recuperação.


O tratamento do no sábado foi “ligeiramente modificado com base em mais descobertas microbiológicas”, explicou a declaração. “Os testes de laboratório de hoje mostraram uma melhora em alguns valores”, completou.


A mídia italiana relatou neste domingo (16) que o papa teve uma segunda noite tranquila no hospital no sábado.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias