O governo federal ainda não estipulou uma data para o pagamento antecipado do 13º salário a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde 2020, a 13ª parcela do benefício tem sido paga entre abril e junho do ano vigente, em vez das datas tradicionais de agosto e dezembro.
Em 2020 e 2021, o pagamento foi antecipado devido à pandemia de COVID-19. Nos anos de 2022, 2023 e 2024, o benefício foi pago nos meses de maio e junho.
No ano passado, o pagamento antecipado do 13º injetou R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,68 bilhões corresponderam à primeira parcela do benefício, paga entre o final de abril e o início de maio, enquanto o restante foi referente à segunda parcela, paga entre o final de maio e o início de junho.
Vale ressaltar que a ausência de uma data definida até o momento não representa um atraso, pois a antecipação do ano passado foi anunciada apenas em março.
Como consultar?
Quando o governo federal definir uma data para a antecipação do 13º, ela poderá ser consultada no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets. A consulta também pode ser feita pelo site gov.br/meuinss.