Nicolau Júnior se torna presidente da Aleac pela terceira vez e recebe de Gladson honraria do Estado

FOTO: SÉRGIO VALE

Ocorreu no plenário neste sábado, 1°, a Sessão Legislativa da 16ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), que deu posse à Mesa Diretora do Poder Legislativo para o biênio 2025-2026. Após a eleição realizada em 12 de dezembro de 2024, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre ficou composta da seguinte forma: Presidente: Deputado Nicolau Júnior, que assume pela 3° vez o comando do parlamento, Primeiro-Secretário: Deputado Luiz Gonzaga, Primeiro Vice-Presidente: Deputado Pedro Longo, Segundo Secretário: Deputado Chico Viga, Segunda Vice-Presidente: Deputada Maria Antônia.


FOTO: SÉRGIO VALE

A composição tem ainda a terceira Secretária: Deputada Antonia Sales, terceiro Vice-Presidente: Deputado Eduardo Ribeiro, quarto Secretário: Deputado Gene Diniz, quinto Secretário: Deputado André Vale.


Antes da cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), houve uma oração feita pelo padre Manoel Costa, em seguida, o agora ex-presidente da Casa, deputado Luiz Gonzaga, fez um discurso de agradecimento e destacou os desafios superados durante sua gestão. Além disso, Gonzaga entregou a Nicolau um belo quadro. *Quero aproveitar esta ocasião para agradecer aos deputados, deputadas e servidores do Poder Legislativo. Cada desafio vencido ao longo de nossa gestão só foi possível graças à união e ao trabalho de todos, que atuaram com dedicação e superaram todas as expectativas. Lembramos sempre que o Poder Legislativo representa a alma e o espírito da verdadeira democracia. E a maior prova disso é a integração existente entre os poderes, as instituições, a população e esta Casa de Leis, que se mantém sempre acessível para atender às necessidades do povo acreano. Amigos, gostaria de reforçar mais uma vez meus agradecimentos aos colegas deputados, deputadas e aos nossos queridos servidores do Poder Legislativo, sem os quais não teríamos alcançado êxito nessa jornada. Assim, finalizo pedindo a todos que, nesta nova gestão do Poder Legislativo acreano, nossos esforços sejam redobrados para oferecer à população do Estado do Acre melhores serviços dentro da esfera deste Poder. Por fim, em nome da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, desejo muito sucesso a todos”, ressaltou.


FOTO: SÉRGIO VALE

Após ser empossado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior (PP), expressou sua gratidão à família e ao prestígio do governador Gladson Cameli. “Quero expressar minha mais profunda gratidão aos meus pais, Dona Licinha e o Sr. Nicolau, que sempre foram minha base, meu alicerce, minha maior fonte de inspiração e, acima de tudo, meu exemplo. Vocês dois estiveram ao meu lado em cada passo da minha caminhada, acreditando em mim, mesmo nos momentos mais desafiadores. Se hoje cheguei até aqui, foi porque vocês me ensinaram o valor do trabalho duro, da honestidade e do respeito ao próximo. A presença, o apoio incondicional e os conselhos de vocês foram essenciais para que eu pudesse enfrentar os desafios da vida política com coragem, determinação e confiança. Preciso expressar todo meu amor e gratidão à minha esposa Isla, parceira de vida, mãe das minhas queridas filhas, Liz e Elisa, que são a minha razão, a minha fortaleza e a fonte de energia para enfrentar todos os desafios. Aos meus irmãos, Paulo, Ana Paula e Liciana, que caminharam comigo em todas as etapas da vida, me apoiando e incentivando, o meu mais sincero agradecimento”, iniciou.


FOTO: SÉRGIO VALE

“Quero também destacar, de maneira especial, o prestígio e a presença do excelentíssimo Governador do estado do Acre, Senhor Gladson Cameli, cuja trajetória política é para mim uma fonte de inspiração. Seu compromisso com o desenvolvimento do nosso estado e sua dedicação inabalável ao povo do Acre nos mostram o verdadeiro significado de servir”, declarou.


Nicolau citou a construção de novas conquistas para o povo e o fortalecimento do estado, destacando a aprovação de projetos importantes, como a CNH Social. “Esta Casa aprovou projetos de grande relevância e de enorme alcance social, numa clara demonstração do bom relacionamento institucional entre os poderes. Cito, por exemplo, a CNH Social, que oferece gratuitamente a carteira de habilitação para pessoas de baixa renda, e o reajuste de 20,32% para todos os servidores estaduais. Somos parceiros e, com certeza, vamos seguir neste caminho, tendo como metas a prosperidade e o desenvolvimento do Acre”, salientou.


Durante a solenidade, o governador Gladson Cameli entregou a Medalha da Ordem da Estrela do Acre no grau de Grande Oficial aos deputados estaduais Luiz Gonzaga e Pedro Longo, além da medalha no grau Grã-Cruz ao presidente empossado, Nicolau Júnior.


FOTO: SÉRGIO VALE

Em seguida, em seu pronunciamento, o chefe do Executivo acreano mencionou o fortalecimento da democracia. “Com o fortalecimento da nossa democracia, sempre agradeço a Deus por estarmos aqui neste momento tão importante para a vida política e administrativa do Acre, em que a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, para o biênio 2025-2026, toma posse para iniciar seus trabalhos. Em primeiro lugar, quero manifestar minha gratidão aos 24 deputados estaduais que compõem esta Casa Legislativa”, disse.


Cameli relembrou ainda que, nos seis anos à frente do Poder Executivo, sempre contou com o apoio da Assembleia Legislativa. “Durante os seis anos em que estou à frente do Poder Executivo do nosso Estado, tenho recebido o apoio da Assembleia Legislativa para cumprir a missão para a qual a população me escolheu como governador. Essa tarefa de dar uma resposta satisfatória aos anseios e necessidades do povo acreano seria impossível sem a base parlamentar que apoia o nosso governo. Mesmo a oposição tem cumprido seu papel, qualificando o debate democrático e sinalizando os naturais possíveis equívocos que qualquer gestão pode cometer. Ninguém é dono da verdade, e as críticas construtivas são sempre bem-vindas. Tenho dito em meus pronunciamentos que 2025 será o ano para executar, concluir as inúmeras obras em andamento e fomentar novas ações sociais que melhorem a qualidade de vida dos acreanos e acreanas. Cumprimento também o Poder Legislativo municipal e os nossos vereadores que aqui se encontram. Assim, espero que a união entre o Executivo e o Legislativo continue se fortalecendo cada vez mais, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar e com a consciência de que nosso principal objetivo é a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, declarou.



Gladson ainda desejou sucesso ao presidente empossado, Nicolau Júnior, para que a nova gestão faça um trabalho de intensa produção legislativa. “Nicolau, você está assumindo a presidência desta Casa mais uma vez. Desejo a você e a toda a Mesa Diretora que assume neste biênio que sejam dois anos de muita produção parlamentar, que a harmonia e o consenso sejam os guias que os conduzam e que prevaleçam, sobretudo, os interesses do povo do Acre. Que este seja um ano de muitas realizações, união e muito trabalho pela população”, afirmou.


O prefeito Tião Bocalom (PL) usou seu discurso para parabenizar a liderança do governador Gladson Cameli e destacou a importância da união entre os poderes Legislativo e Executivo. “Como Executivo, eu sei o quanto é difícil para o governo trabalhar sem o apoio do Legislativo. Então, quero lhe parabenizar, porque tenho certeza absoluta de que esta Casa não falhou com o senhor até hoje e não falhará. Aqui estão homens e mulheres que sabem que, na união entre eles e o senhor, teremos um estado muito mais justo para o nosso povo. Quero, portanto, lhe parabenizar, porque realmente o senhor é um grande líder. Mas, governador, sei que o senhor poderá continuar, como já falei, contando com esta Casa”, mencionou.


Danilo Lovisaro, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), fez um discurso desejando sucesso à nova Mesa Diretora e enalteceu o diálogo e a democracia entre os poderes. “A boa governança, o diálogo entre os poderes e a responsabilidade na gestão da coisa pública são pilares fundamentais para o desenvolvimento da nossa região e para a garantia dos direitos fundamentais da população. O Ministério Público do Estado do Acre reafirma, nesta ocasião, sua disposição em manter com os nossos parlamentares um relacionamento institucional sempre muito respeitoso, cooperativo e voltado para o bem comum. Como defensores da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais individuais indisponíveis, estaremos sempre atuando junto com esta Casa na efetivação das políticas públicas e na observância dos princípios que regem nossa Constituição. A nova Mesa Diretora da Aleac assume uma missão de grande responsabilidade. É imprescindível que seus integrantes atuem sempre com transparência, dedicação e compromisso com os interesses coletivos. Que esta nova gestão seja pautada pelo diálogo, pelo respeito e pela construção de políticas voltadas para o progresso e a inclusão social”, ressaltou.


A mesa de honra da casa foi composta pelo Deputado Luiz Gonzaga, primeiro-secretário, Gladson Cameli – Governador do Estado do Acre, Desembargadora Waldirene Cordeiro – Representante do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Nicolau Júnior – Presidente da Assembleia Legislativa, Conselheira Dulcinéa Araújo – Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Danilo Lovisaro – Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Simone Santiago – Defensora Pública-Geral em exercício do Estado do Acre, Tião Bocalom – Prefeito de Rio Branco, Zequinha Lima – Prefeito de Cruzeiro do Sul, parlamentares, o presidente da Câmara Municipal, vereador Joabe Lira e demais autoridades.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias