O ministro da Justiça e Segurança Pública, Henrique Ricardo Lewandowski, estará em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, no dia 25 de fevereiro, para a formatura do curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimento – INC da Força Nacional e do curso de Atendimento pré-hospitalar tático, realizado no município. Lewandowski também vai inaugurar o Centro Integrado de Inteligência, Segurança Pública e Proteção Ambiental – CISPPA de Cruzeiro do Sul. E além do Acre, o ministro vai cumprir agendas em outros pontos da região norte.
O curso da Força Nacional conta 119 Policiais Militares, Civis e Bombeiros do Acre, Distrito Federal, Goiânia e Tocantins e foi iniciado oficialmente no dia 29 de janeiro, no Teatro dos Nauas, pelo Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, e o governador Gladson Cameli. No mesmo dia, Sarrubbo anunciou a instalação no município do Centro Integrado, que contará com efetivo da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e as forças de segurança do Acre, como Polícia Militar e Polícia Civil.
O curso e demais ações fazem parte das ações do governo federal de coibir o tráfico de drogas, pessoas e armas na região de fronteira com países vizinhos produtores de cocaína, como o Peru.
“O Ministro da Justiça e Segurança Pública tem um projeto aqui junto com a Secretaria de Segurança Pública para a criação do Centro de Inteligência nas nossas fronteiras para que a gente possa ter um olhar mais amplo e para que o Brasil possa estar mais protegido para atuar no combate ao tráfico de drogas, pessoas e armas. O centro também será de proteção ambiental porque nós não podemos deixar de olhar para os nossos biomas, em especial para esse riquíssimo bioma na região de Cruzeiro do Sul e no estado do Acre. Vai funcionar junto do centro de comando de controle aqui de Cruzeiro do Sul, mas com potencial para crescer e se tornar um grande Hub de segurança na faixa norte do país”, enfatizou o secretário, destacando que o governo federal tem uma atenção especial pela região.
“O Ministro da Justiça Henrique Ricardo Lewandowski, pede que se faça um trabalho forte de políticas de Segurança Pública, que sejam estratégicas e que possam efetivamente desconstruir o crime organizado aqui. Portanto, nós temos que ter um olhar muito especial para as nossas fronteiras, como em Cruzeiro do Sul, uma fronteira importante para o Brasil, de um estado importante. Esse alinhamento da Secretaria de Segurança Pública com as demais forças federais é muito importante para que a gente possa ter estratégia de inteligência e ter uma fronteira segura”, pontuou o secretário.
O governo do Acre está construindo em Cruzeiro do Sul um Cento Integrado de Operações Aéreas -Ciopaer, que vai fortalecer o serviço de monitoramento da região em várias áreas, auxiliando os investimentos do governos federal na área de fronteira.
Fases do Curso
O Curso da Força Nacional é ministrado por profissionais do Acre e de outros estados, nas instalações do IFAC, no quartel da Polícia Militar de Cruzeiro , pontos da floresta, rio Môa , Igarapé Preto e outros locais. São aulas teóricas e práticas, sobrevivência na selva nos períodos diurno e noturno e instrução de operações fluviais. O nivelamento da Força Nacional será encerrado no próximo sábado, dia 15 e na segunda-feira, 17, terá início o curso de Atendimento pré-hospitalar tático.
Um dos policiais participantes conta que controlar a sede e fome e as várias horas em pé com fuzil e demais equipamentos são as piores partes para ele. “Não tem mais esse negócio de comer cobra no treinamento na selva. Requer muito do nosso emocional e do físico como um todo“, destacou ao ac24horas.