Mãe e filha diagnosticadas com câncer de mama comemoram remissão da doença

Dona Silva e Diana repetem foto, agora com o tratamento da mãe já iniciado — Foto: Arquivo pessoal

O elo entre mãe e filha é algo único e a história de Silvana e da filha Diana, moradoras de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, é um exemplo. As duas tiveram câncer de mama e a descoberta da doença veio no mesmo ano. Foram meses difíceis, mas que fizeram com que as duas ficassem ainda mais unidas.


Foi durante o autoexame de mama, em 2023, que a advogada Diana dos Santos Alcântara, identificou a presença de um caroço no seio e procurou ajuda médica.


“Meu nódulo era palpável, e eu com acompanhamento para engravidar, voltei ao médico para rastrear, fazer todo tipo de exame para saber se era um câncer e se era maligno”, contou.


A confirmação de que o nódulo era realmente um câncer, aconteceu com o resultado da biópsia de Diana. Mas o que a família não imaginava era que Silvana Alcântara dos Santos estava prestes a descobri que também estava com a doença.


“A minha mãe já fazia exame de rotina, então quando veio o meu resultado de biópsia confirmando o câncer, minha mãe teve o resultado de mamografia apontando uma alteração. Enquanto ela fazia o rastreamento, eu comecei o meu tratamento com quimioterapia”, explicou Diana.


Tratamento

Após as confirmações, mãe e filha foram submetidas aos mesmos tipos de tratamentos.


Mãe e filha enfrentaram juntas a batalha contra o câncer — Foto: Arquivo pessoal

Mãe e filha enfrentaram juntas a batalha contra o câncer — Foto: Arquivo pessoal

“Nosso protocolo era muito parecido, 16 sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Só inverte, porque eu comecei a quimio para a cirurgia e minha mãe passou pela cirurgia para depois fazer a quimio.”


A luta contra o câncer estava apenas começando, mas a vontade de vencer falava mais alto. A cada fase, era uma dando força para a outra.


“A minha força primeiro veio do Senhor, porque eu tenho essa experiência com Deus e nada me abala. E eu arranjei força materna para estar bem, porque eu não queria que minha filha sofresse mais do que ela já estava sofrendo. Porque acho que para ela foi mais difícil”, disse Silvana


Mãe e filha vencem o câncer

Após mais de um ano de tratamento, Diana teve a remissão da doença. A notícia de que havia vencido o câncer veio no dia 16 de setembro de 2024. Mesmo feliz, a família seguia apreensiva porque Silvana ainda lutava contra a doença.


Um mês depois, no dia 16 de janeiro deste ano, Silvana recebeu a notícia de que também estava curada. Mas ela ainda terá que passar por exames e seguir monitorando a saúde de forma preventiva.


“Como o meu câncer não é hormonal e o da minha mãe é, ela ainda vai continuar com o tratamento por mais um tempo. Eu já encerrei o meu”, completou Diana.


Luta que une

O câncer foi um desafio na vida dessa família, mas vencer a doença foi também o primeiro passo para uma mudança de vida.


“Só senti vitória, um amadurecimento. Senti melhora na minha filha e em mim também, porque é vida pós o câncer. Antes você pensa de uma forma e depois você valoriza mais as mínimas coisas, o seu tempo, a sua vida, sua família, tudo é diferente. Você não é mais a mesma. É vida nova”, encerrou Silvana.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias