O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex/Brasil), Jorge Viana, participou na manhã desta segunda-feira, 17, de uma visita institucional à presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheira Dulcinéa Araújo. A solenidade contou com a presença dos conselheiros Ronald Polanco, Ribamar Trindade e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB-AC), Rodrigo Aiache.
Durante o encontro, Jorge Viana destacou sua admiração por Dulcinéa Araújo, a quem considera uma referência na vida pública, exaltando sua integridade e competência no serviço público. “A presidente do TCE, com todo o respeito aos conselheiros e conselheiras daqui, é, para mim, uma das maiores referências que tenho na minha vida. Eu e a Dulce trabalhamos juntos na mesma sala por 30 anos. Ela é uma pessoa de uma integridade inquestionável, extremamente competente e com alto grau de independência. Entre mim e a Dulce nunca houve barreiras, porque sempre nos respeitamos muito”, afirmou.

Foto: Jardy Lopes
Viana também fez um alerta às prefeituras, ao governo estadual e às câmaras municipais sobre o rigor da nova presidente do TCE-AC na defesa dos interesses da sociedade. “Tenho convicção de que os prefeitos, as câmaras municipais e o governo agora terão uma pessoa íntegra, rigorosíssima, que não cede a pedidos e que trabalhará para defender o interesse público. Estou feliz por reencontrar os conselheiros Ribamar, Polanco e Naluh, e por termos um diálogo tão produtivo”, declarou.

Foto: Jardy Lopes
Durante a visita, que incluiu um café da manhã na sala da presidência, o conselheiro Ribamar Trindade propôs uma homenagem a Jorge Viana, a ser apreciada pelo plenário do TCE-AC. A honraria, denominada Comenda do Mérito Excelso, reconhece sua trajetória como ex-governador, senador e prefeito de Rio Branco. Viana se disse honrado com a proposta e destacou a importância de contribuir com sua experiência para a gestão pública. “Fiquei muito feliz com essa homenagem e também com o convite para participar de eventos em que posso compartilhar minha experiência como prefeito, ex-governador e presidente da Apex. Quero ajudar as prefeituras na prevenção de problemas que podem resultar em processos administrativos”, comentou.

Foto: Jardy Lopes
O presidente da Apex também sugeriu que o TCE-AC avalie os orçamentos das instituições públicas de forma preventiva. “O Tribunal de Contas tem a função de fiscalizar, mas também pode analisar os orçamentos antes de punir. Quem está destinando recursos às câmaras e prefeituras para aquilo que a população realmente precisa? Como a conselheira Naluh mencionou, por exemplo, as mulheres vítimas de violência estão recebendo acolhimento? Quando fui prefeito, criei a Casa Rosa Mulher, que recebeu prêmios internacionais”, ressaltou.

Foto: Jardy Lopes
A presidente do TCE-AC, Dulcinéa Araújo, destacou a satisfação em receber Jorge Viana, ressaltando sua contribuição como gestor público e à frente da Apex. “Além da contribuição da Apex ao Tribunal, trazendo palestrantes para o nosso encontro com prefeitos e presidentes de câmaras, Jorge é uma inspiração para minha vida. Trabalhamos juntos por quase 30 anos, e aprendi com ele sobre integridade e compromisso com os que mais necessitam. Esse é um legado que ele deixou não só para mim, mas para todos que trabalharam ao seu lado”, afirmou.
O conselheiro Ribamar Trindade, propositor da homenagem, reforçou a relevância da atuação de Viana para o estado do Acre. “Jorge já fez muito por este estado. Por isso, vamos propor ao plenário essa homenagem, que considero mais do que merecida”, concluiu.