O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta segunda-feira (3) que o governo vai trabalhar para aprovar este ano a reforma do imposto de renda e a isenção de Imposto de Renda (IR) para os trabalhadores que recebem até R$ 5 mil por mês, com o intuito de que as medidas entrem em vigor no ano que vem.
A reforma do imposto de renda está sendo detalhada pelo Ministério da Fazenda e ainda não tem uma data para ser apresentada ao Congresso, já que é preciso fechar uma medida compensatória, acrescentou Padilha após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e líderes do governo no Congresso.
O ministro também afirmou, em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, que Lula vai se reunir com presidentes e líderes de partidos e ministros para discutir o governo e os próximos dois anos de mandato.
Segundo Padilha, o governo pretende apresentar até a próxima semana uma lista de propostas prioritárias para o governo neste ano. “Queremos apresentar na próxima semana os projetos de lei prioritários para os próximos dois anos. Só da área econômica são 32 projetos aprovados nos últimos dois anos. Expectativa é de que apresentemos nas próxima semana essa agenda para os próximos dois anos”, disse.
Além da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil, outros projetos prioritários incluem o enfrentamento às mudanças climáticas e o combate a crimes digitais.
“Hoje temos crimes no ambiente digital e temos que proteger a sociedade desses crimes”, afirmou, indicando apoio a uma proposta de regulamentação das plataformas de redes sociais.