O Copilot, ferramenta de inteligência artificial (IA) da Microsoft para perguntas e respostas, se referiu às mulheres acreanas como conhecidas pela força e resiliência, lembrou a trajetória de luta herdada da vivência nos seringais, e ainda disse que estas possuem características devem ser valorizadas em relacionamentos amorosos. A opinião foi emitida a partir do questionamento da reportagem nesta semana, no auxílio de navegação do Microsoft Edge, que embarca a IA.
O pedido foi para que o Copilot apontasse uma curiosidade das mulheres acreanas. “As mulheres acreanas são conhecidas por sua força e resiliência, especialmente devido à história de luta e trabalho duro nos seringais. Muitas mulheres acreanas desempenham papéis de liderança em suas comunidades e são ativas na preservação ambiental, seguindo o legado de figuras como Chico Mendes”, escreveu a IA.
Forçada a fazer a comparação com mulheres de outros estados, o Copilot afirmou que a conexão com a natureza pode desempenhar papel único. “Em comparação, mulheres de outros estados podem não ter essa mesma conexão direta com a luta pela preservação ambiental e pela sobrevivência em regiões de floresta densa. Essa diferença histórica e cultural pode ser um ponto interessante, mostrando como as experiências e desafios enfrentados pelas mulheres acreanas moldaram suas identidades e contribuições para a sociedade”, respondeu.
Questionado se fosse um ser humano, se casaria com uma mulher acreana, o Copilot respondeu que as características de uma mulher do Acre devem ser valorizadas em qualquer companheira. “Como uma inteligência artificial, não tenho sentimentos nem experiências pessoais, então não tenho preferências ou desejos em relação a casamentos ou relacionamentos. Mas posso te dizer que a força e a resiliência das mulheres acreanas, além de sua conexão com a preservação ambiental e com a cultura local, são características admiráveis. Se eu fosse uma pessoa, certamente essas qualidades seriam algo a ser valorizado em qualquer companheira”, concluiu.
Por fim, o ac24horas pediu para que a ferramenta Shakker criasse imagens de um casamento de uma mulher amazônica com uma IA, em meio à floresta amazônica.
Veja as imagens (Shakker/reprodução):