“Igreja de Ouro”: desabamento na igreja de São Francisco mata um em Salvador

O teto da Igreja de São Francisco, conhecida como “igreja de ouro”, desabou, deixando pelo menos uma mulher morta e outras cinco pessoas feridas em Salvador, nesta quarta-feira (5). A informação é do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).


Após o desabamento, o espaço onde os fiéis costumavam ficar durante as missas ficou coberto por destroços, como mostram imagens de testemunhas. Os bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) continuavam atuando para prestar socorro às vítimas.



Localizada no Centro Histórico de Salvador, a igreja é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo de Origem Portuguesa. Há mais de dois anos, no entanto, já sofria com infiltrações, desabamento de elementos, problemas na pintura e desnivelamento do piso. Parte da estrutura da igreja já havia sido fechada para visitação em 2023, especificamente no pátio, para a restauração do pináculo direito.


Um dos principais obstáculos para melhorias na conservação é o status de bem tombado. Por se tratar de uma construção que ostenta características tradicionais do barroco, a reforma só poderia ser realizada preservando os elementos que justificaram o tombamento, como a fachada e o conjunto arquitetônico.


Para que a restauração fosse realizada, o projeto da obra deveria ser apreciado por uma comissão técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Após a aprovação pelo órgão, seria possível iniciar a obra.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias