Governo realiza aula inaugural da segunda turma de soldados do Corpo de Bombeiros

Foto: Sérgio Vale

O Governo do Acre, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMAC), realizou nesta quarta-feira, 19, a aula inaugural do curso de formação da segunda turma de soldados do Corpo de Bombeiros. O evento, que aconteceu no auditório do Detran, em Rio Branco, contou com a presença de 52 dos 54 aprovados no concurso de 2022, além de autoridades, familiares e instrutores. A turma é composta por 27 mulheres e 27 homens, com um aluno sob análise judicial e outro que não se apresentou. Os convocados foram chamados no cadastro de reserva do concurso.


O coronel Charles Silva, em entrevista ao ac24horas play, destacou a importância do curso para o fortalecimento das ações de resposta a emergências no estado. “Primeiro, elogiar o governo do Acre pela preocupação no fortalecimento das ações de resposta a socorro em todo o Estado. São 52 bombeiros militares convocados para iniciarem o curso hoje, e esses mesmos bombeiros estarão empenhados nas atividades de resposta no interior do Estado”, afirmou.


O curso, que terá duração de oito meses, será realizado no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa Pública da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), sob a coordenação do Corpo de Bombeiros e com a colaboração de outras forças de segurança. O coronel também ressaltou a necessidade de otimizar as ações no interior do estado, que tem enfrentado situações atípicas nos últimos anos. “Estamos, aqui, com uma situação bem atípica. No ano passado, dos 22 municípios, 19 foram afetados, e estamos com dois anos consecutivos de grandes desastres. O interior do Estado precisa ser mais assistido, e uma determinação do governador Gladson foi otimizar e fortalecer as ações de resposta dentro do interior”, explicou.


O tenente Félix Neto, coordenador do curso, falou sobre os desafios que os novos alunos enfrentarão. “Eles são uma turma do cadastro de reserva do concurso de 2022 e hoje é a primeira aula deles. Eles não têm nenhum conhecimento sobre militarismo, então a partir de hoje entrarão em um ambiente de academia, onde terão 1.800 horas de disciplinas como ordem unida, salvamentos e combate a incêndios, tanto florestais quanto urbano”, detalhou.


O tenente também destacou que a adaptação ao meio militar pode ser difícil para alguns. “Alguns vêm do mundo civil e acabam não se adaptando. É normal, pois há uma mudança brusca na rotina. Aqui, eles vão aprender hierarquia e disciplina, algo que muitos não estão acostumados na vida civil”, explicou.


O evento também contou com a presença de familiares dos novos soldados, que compartilharam sua emoção e orgulho. Sandro Maciel, pai de um dos aprovados, destacou a realização de um sonho. “É a realização de um sonho pessoal dele, que sempre quis seguir a carreira militar. E é um sonho nosso, como pais, ver nosso filho bem empregado em uma função digna e que sirva à sociedade”, disse.


Foto: Whidy Melo

Cleia Lira, mãe de Sandro Maciel, também expressou sua felicidade. “Eu sei que meu filho é um bom filho e vai fazer o melhor dele. Era tudo o que ele queria ser e conseguiu. Estou muito emocionada e feliz com o que está acontecendo na vida dele. Esperei muito por essa hora”, afirmou.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias