Uma das festas mais aguardadas por grande parte dos brasileiros está chegando. O Carnaval da Família 2025 acontece entre 28 de fevereiro e 4 de março, na Praça da Revolução, na capital acreana. Este ano, a festa é realizada pelo governo do Acre, Prefeitura de Rio Branco e Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).
Além da música, brincadeira e diversão, uma das coisas que mais são buscadas nessa festividade é a tradicional feira, com comidas, bebidas e outros segmentos, a Feira do Empreendedorismo. Para participar, os empreendedores podem realizar as inscrições entre 18 e 20 de fevereiro, das 8h às 15h, na sede da Acisa, na Avenida Ceará, 2351, no bairro Dom Giocondo, em Rio Branco.
Neste ano, a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) apoia a Acisa na organização dos empreendedores que estarão no Carnaval da Família. O gestor da Sete, Marcelo Messias, ressaltou que a festa é uma oportunidade de mostrar o potencial turístico local. “A Feira do Carnaval da Família fomenta o empreendedorismo e também o turismo. Além dos turistas que já podem estar na capital para atividades diversas, muitas pessoas vêm do interior para prestigiar o Carnaval e se divertir”, ressaltou.

Patrícia Dossa, presidente da Acisa, explicou que será realizado um sorteio dos empreendedores inscritos para participar do Carnaval da Família. “São inscrições para participar de um sorteio. Na sexta-feira [21] será realizado o sorteio das pessoas contempladas para participar do Carnaval da Família”, explicou.
Para se inscrever, os empreendedores devem se dirigir à Acisa e entregar o formulário de inscrição, que será disponibilizado no local, preenchido e assinado pelo empreendedor; cópia do RG e CPF, ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e comprovante de residência emitido nos últimos três meses. A assinatura de terceiros somente será aceita mediante apresentação de procuração pública. Os interessados devem preencher os seguintes requisitos: ser maior de 18 anos na data de início do evento e residir no Acre.
“Uma equipe da Sete está na Acisa para auxiliar os empreendedores a realizarem a inscrição e preencherem o formulário necessário. No local das inscrições, poderão tirar as dúvidas com relação a quais categorias podem participar”, acrescentou a diretora de Empreendedorismo da Sete, Patrícia Parente.
A presidente da Acisa destacou a parceria de sucesso com o governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco e ressaltou a movimentação econômica no período de Carnaval.
“Uma festa como o Carnaval movimenta muito dinheiro, traz turismo, gera o comércio e gera empregos temporários. O impacto é muito grande em uma cidade, principalmente em Rio Branco, pois as pessoas do interior vêm para cá, às vezes até de outros estados. Os pequenos comércios ambulantes e pequenos comércios de alimentação, bebidas, fantasias e acessórios têm uma grande movimentação nessa época, além da indústria de entretenimento. Tem toda uma movimentação financeira e econômica por trás de uma festa como essa”, destacou Patrícia Dossa.


