O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), assinou nesta terça-feira, 18, uma série de decretos promovendo mudanças na administração pública estadual, incluindo nomeações, exonerações e cessões de servidores. As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 18, e abrangem diversas secretarias, autarquias e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
Entre as decisões, destacam-se as cessões de servidores para o TJAC, como a da servidora Sara Rodrigues Damasceno, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), e de Hildon da Silva Meireles, do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN). Ambos prestarão serviços ao tribunal até o final de 2024, com ônus para os órgãos de origem. Além disso, o 1º Tenente BM Hélio Xavier de Carvalho, do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), foi agregado à estrutura do tribunal por um período de 12 meses.
Outras alterações incluem a prorrogação da cessão de Marcílio Ferreira Lima, da Secretaria de Estado de Agricultura (SEAGRI), ao TJAC, assim como de Marcos Alves Barbosa, da mesma pasta. As medidas são amparadas pelo Termo de Cooperação Técnica nº 004/2023/SECC, firmado entre o governo estadual e o Poder Judiciário.
Além das movimentações de pessoal, o governo exonerou Guilherme Miguel Teixeira do cargo de Diretor de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE) e o nomeou, no mesmo ato, para a Diretoria Executiva da Fundação Hospitalar do Acre (FUNDHACRE). Em um movimento semelhante, Wanderson Wenderson Bragança Lopes deixou o cargo na FUNDHACRE e assumiu a Diretoria de Administração e Finanças da SESACRE.
O Diário Oficial também trouxe mudanças no comando de órgãos estratégicos, como a nomeação do delegado Roberth José de Sousa Alencar para a Diretoria do Departamento de Polícia da Capital e do Interior da Polícia Civil do Acre. Já no setor de assistência social, a servidora Thayla Lourenço foi transferida da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) para o CBMAC.