Durante coletiva de imprensa na inauguração da nova sede do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon), nesta segunda-feira, 24, o governador Gladson Cameli (Progressistas) falou sobre as enxurradas que atingiram a capital acreana no último final de semana. Segundo informações da Defesa Civil, 17 bairros da capital acreana foram afetados.
O chefe do Executivo estadual destacou a necessidade de união entre governo e Prefeitura para enfrentar o problema, que se repete anualmente. “Todos nós sabemos que todo ano tem esse grande problema. Isso aí é uma situação que nós não podemos politizar. Estamos falando de vidas de pessoas”, afirmou Cameli.
O governador revelou que mantém diálogo constante com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, desde sexta-feira, para discutir soluções. “Eu e o prefeito Bocalom conversamos desde sexta e sábado sobre a minha preocupação com esse assunto, e ele demonstrou a mesma preocupação”, pontuou.
Cameli adiantou que as ações devem focar no médio prazo, com o objetivo de resolver definitivamente os impactos causados pelas chuvas intensas. “Vamos tentar encontrar soluções para que, no médio prazo, consigamos, de uma vez por todas, mesmo com a entrega de novas moradias que teremos, garantir que a Prefeitura também atenda à população que mora em área de risco. Precisamos realizar um trabalho completo de limpeza dos igarapés”, explicou.
“E deixo claro que não é apenas a Prefeitura a culpada. O governo tem sua responsabilidade, tem seu compromisso, e vamos atuar juntos, em conjunto. Todos sabemos que, nesta época do ano, enfrentamos esses problemas de força maior, que são questões da natureza”, acrescentou Cameli.