Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 4, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o governador Gladson Cameli destacou a importância de prestar contas à população e ao Poder Legislativo sobre as ações realizadas pela gestão estadual. Ele reforçou o compromisso do Executivo em manter um diálogo aberto com o parlamento e em executar projetos prioritários para o desenvolvimento do estado.
“É um momento de prestar contas daquilo que foi feito e como está a situação do estado. Minha presença aqui reforça o compromisso do Executivo em prestar contas e, ao mesmo tempo, pedir apoio do Poder Legislativo”, afirmou Cameli.
O governador enfatizou que 2025 é o ano de “executar” e que já está em andamento um planejamento detalhado, com cronogramas e prazos definidos para a conclusão de obras e projetos. Ele garantiu que todos os recursos necessários estão assegurados e que a equipe de governo está focada em evitar qualquer situação que comprometa o cumprimento das metas estabelecidas.
“Não tenho mais tempo, é o ano de executar. Já começamos com todo um planejamento, que inclusive vou apresentar com datas específicas para cada etapa. Não vamos criar nenhuma situação que comprometa a execução do nosso planejamento. Estamos agindo com responsabilidade para fechar as contas sem dever a ninguém e pagando a todos. Quem ganha é o estado, que aquece a economia”, declarou.
Cameli destacou os avanços na área da saúde, com a entrega de importantes obras em andamento, como os hospitais de Acrelândia, Feijó, Sena Madureira e Vila Campinas, além da nova maternidade de Rio Branco. “A saúde tem tido vários avanços. Vamos entregar obras importantes, como os hospitais de Acrelândia, Feijó, Sena Madureira e Vila Campinas, além da nova maternidade de Rio Branco, cuja primeira etapa está quase concluída. A segunda fase será entregue ainda este ano. São investimentos que beneficiam não apenas o Acre, mas também os estados vizinhos”, afirmou.
O governador também parabenizou os secretários e gestores que atuam na área da saúde, destacando o papel fundamental deles em aproximar o estado da população. “Quero parabenizar todos os secretários e chefias, pois são eles que ajudam a colocar o estado mais próximo das pessoas”, disse.
Cameli abordou ainda o combate à dengue, reconhecendo a importância da participação da população no enfrentamento da doença. Ele garantiu que o governo está adotando todas as medidas necessárias para reduzir os casos e antecipar ações preventivas, especialmente em relação a eventos naturais, como enchentes.
“A crítica construtiva eu até gosto. No caso da dengue, a população precisa nos ajudar, e estamos fazendo todas as ações necessárias para diminuir os casos. Também estamos antecipando as precauções para eventos naturais, como enchentes, para evitar problemas futuros”, afirmou.
Sobre a valorização dos servidores públicos, o governador destacou a importância de garantir o pagamento em dia e a saúde financeira do estado.”O PCCR dos servidores é uma prioridade, mas temos mais de 50 mil servidores, e precisamos garantir o pagamento em dia e a saúde financeira do estado. Minha vontade é valorizar cada vez mais o servidor público para que ele desempenhe um bom trabalho”, concluiu Cameli.