A gasolina de alta octanagem estará disponível apenas em dólares em Cuba, segundo anúncio do governo nesta quarta-feira, na mais recente medida de dolarização do país comunista.
O vice-diretor do monopólio estatal de petróleo e gás, Irenaldo Pérez, disse que sanções norte-americanas tornaram a decisão necessária.
É “muito difícil conseguir acesso à gasolina de alta octanagem no mercado internacional”, afirmou Pérez, em comentários à imprensa oficial.
Pérez disse ainda que veículos estatais agora usarão gasolina comum, em vez da gasolina premium de alta octanagem.
Em Cuba, comida, combustível e outros itens são principalmente importados e depois vendidos a preços em peso subsidiados para o público.
Além disso, há anos a ilha do Caribe tem operado mercearias em moeda forte, com produtos de alta qualidade destinados a turistas e a uma minoria de moradores que podem pagar por eles, mas esta é a primeira vez que um item básico estará disponível apenas em dólares.
Nidialys Acosta, que administra um pequeno negócio e estava esperando para abastecer em Havana, disse que essa última medida pode afetar médicos e outros profissionais que podem ter um carro moderno, mas com salário em pesos em Cuba, onde não existe um mercado de câmbio oficial em funcionamento e o dólar é negociado no mercado informal a uma alta taxa.
“Se você não tiver como comprar o dólar, tem que deixar seu carro em casa”, disse.
Desde 2019 as receitas externas do governo de Cuba caíram drasticamente, criando uma grave escassez de produtos básicos.