O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou, nesta terça-feira (18), os números do levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, que o colocam à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2026.
Segundo o levantamento, Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, também supera o petista em um possível embate nas urnas. No cenário entre Bolsonaro e Lula, o ex-presidente aparece com 45,1% das intenções de voto, contra 40,2% do atual chefe do Executivo. Já na disputa entre Michelle e Lula, a ex-primeira-dama registra 42,9%, contra 40,5% do petista.
Ao comentar os resultados, Bolsonaro chamou Lula de “incompetente” e afirmou que o governo trabalha para manter sua inelegibilidade.
“A pesquisa já me dá 5% à frente do nove dedos (Lula), inclusive a dona Michelle na frente dele. É sinal de que ele está derretendo, é um incompetente,” disse Bolsonaro, após um almoço com lideranças da oposição no Congresso.
O ex-presidente está inelegível até 2030, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A corte entendeu que ele cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao reunir embaixadores em julho de 2022 para atacar, sem provas, o sistema eleitoral brasileiro.
Diante desse cenário, Bolsonaro tem intensificado articulações para aprovar um projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro. A medida beneficiaria seus apoiadores condenados pela depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília.
Nos últimos dias, o ex-presidente se reuniu com líderes do Centrão para tentar garantir apoio ao projeto no Congresso, como parte de sua estratégia para manter influência política até 2026.