cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Entulho em igarapés contribuiu para enxurradas, diz Defesa Civil

Foto: Whidy Melo/ac24horas

A Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) se reuniram na manhã desta segunda-feira (24) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Sobral para organizar a entrega de kits às famílias afetadas pelas enxurradas dos últimos dias em Rio Branco.


Foto: Whidy Melo/ac24horas

ac24horas Play conversou com o tenente-coronel José Gláucio, da Defesa Civil, que explicou que a enxurrada iniciada na tarde de sexta-feira atingiu principalmente o bairro Plácido de Castro, na Baixada da Sobral. Segundo ele, não houve aumento no nível do Igarapé São Francisco.


“Essa enxurrada foi diferente porque, na região da Sobral, não houve transbordamento do Igarapé São Francisco, que é um curso d’água extenso e corta toda a cidade. Assim, os moradores que vivem às margens do igarapé não foram afetados diretamente”, explicou.


Gláucio acredita que a grande quantidade de entulho nos demais igarapés tem contribuído para as enxurradas. “Dá para perceber que o Igarapé São Francisco foi limpo durante o verão. Quando há muito entulho, a água escoa mais lentamente, o que aumenta a chance de transbordamento. Já nos igarapés limpos, a água corre com mais rapidez, reduzindo o risco de alagamentos”, destacou.


Ainda de acordo com o tenente-coronel, a previsão é de 30 mm de chuva para esta segunda-feira, o que pode elevar os níveis dos igarapés e do Rio Acre.


“A chuva de 30 mm pode influenciar a situação dos igarapés, principalmente aqueles que acumulam lixo, como geladeiras, fogões e outros entulhos. No entanto, não acreditamos que esse volume de chuva represente risco imediato de novas enxurradas na área do Igarapé Batista”, afirmou.


Entrega de kits emergenciais


O diretor de assistência social da SASDH, Ivan Ferreira, informou que mais de 400 kits de limpeza estão sendo distribuídos às famílias afetadas. Ele reforçou que os moradores não precisam se deslocar até a secretaria para solicitar os itens, pois as equipes estão realizando as entregas diretamente nas comunidades.


“Desde as primeiras horas de sábado, estamos mobilizados para dar uma resposta imediata. Iniciamos as operações com a Defesa Civil, Secretaria de Educação e outras secretarias, como a de Zeladoria e Cuidados com a Cidade. No total, 15 bairros foram afetados, sendo nove apenas na Baixada da Sobral. Ontem entregamos kits em dois bairros e hoje continuamos a distribuição”, explicou.


As equipes também estão realizando cadastros sociais para verificar se as famílias estão inseridas em programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), garantindo um acompanhamento mais amplo às vítimas das enxurradas.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias