Com vulnerabilidade à incêndios, Ministério inclui regiões do Ac em emergência

FOTO: SÉRGIO VALE

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, assinou nesta quinta-feira (27) uma portaria que estabelece estado de emergência ambiental por risco de incêndios florestais no Brasil para 2025 e início de 2026. Entre as regiões listadas, estão o Vale do Acre, que abrange as regiões Sul e Sudeste do estado, e o Vale do Juruá, com previsão de maior risco de fogo entre abril e dezembro de 2025.


A medida visa permitir a contratação emergencial de brigadistas e a implementação de estratégias para combater as queimadas, que atingiram níveis recordes no país no ano passado.


“Com essa informação, os agentes públicos terão de tomar as medidas necessárias para agir em conformidade com o risco que está posto. Muito trabalho, muita ciência, muita reunião, todo um processo de reestruturação do sistema de enfrentamento a essas emergências climáticas”, afirmou Marina Silva em entrevista coletiva em Brasília.


O combate ao fogo contará com 4.608 profissionais, sendo 4.358 brigadistas e 250 servidores efetivos, número 25% maior que o do ano passado. Os brigadistas estarão distribuídos em 231 brigadas florestais federais, entre o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


 


A estrutura de prevenção e combate ao fogo para 2025 incluirá 15 helicópteros, 2 aviões de transporte, 10 aviões para lançamento de água, 340 camionetas operacionais, 199 veículos especializados e 50 embarcações.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias