Cruzeiro do Sul registrou 52,8 milímetros de chuva só nessa segunda-feira, 10, um volume que era esperado para toda a semana, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Como consequência, alguns igarapés trasbordaram, como o que corta a Rodovia AC-405, que liga Cruzeiro a Rodrigues Alves.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram condutores enfrentando dificuldades para atravessar o trecho. Um motociclista tentou atravessar, mas acabou ficando no meio do caminho após a moto desligar devido ao nível da água.
O tenente Fabrício Machado, do Corpo de Bombeiros Batalhão em Cruzeiro do Sul, cita as diferenças deste ano comparado a 2024.
“Nós estamos trabalhando com prognóstico semanal de 50 a 75 milímetros [de chuva]. Se compararmos esse índice que estamos vivendo atualmente com o índice do ano passado, está muito inferior. Do dia 31 de janeiro ao dia 9, nós tivemos um acumulado muito baixo, apenas 33 milímetros, é até um índice até insignificante para a época do ano, porque geralmente nessa época no inverno Amazônico, nós temos índices muito maiores. No ano passado nós estávamos nessa época com praticamente 12 a 13 metros no Rio Juruá, hoje nós estamos com pouco mais de 6 metros”, enfatizou o militar.
Ele relata que há previsão de mais chuvas para os próximos dias. E, que, a exemplo do que acontece em Rio Branco, os bombeiros de Cruzeiro do Sul e membros de outras instituições vão passar por um simulado para casos de alagação.
“Na capital foi feito um treinamento, um simulado envolvendo todos os entes envolvidos em um Plano de Contingência. Nessa ou na próxima semana também será feita aqui em Cruzeiro do Sul justamente para deixar o pessoal da Defesa Civil, dos órgãos públicos, da esfera de segurança pública toda envolvida, para que se realmente vier uma enchente, todos estarem preparados para desempenhar bem nosso papel”, concluiu.