A clínica de atendimento médico e odontológico do Acre (CAMOA), em Rio Branco, de propriedade de André Maia, dentista e ex-prefeito de Senador Guiomard, foi fechada pela Vigilância Sanitária do Estado do Acre, na última terça-feira (18), depois que um vídeo nas redes sociais mostrou a execução de um procedimento estético considerado invasivo. Nesta quinta-feira (20), fiscais foram até o local.
Nas imagens amplamente difundidas nas mídias sociais, o odontólogo André Maia aparece fazendo um procedimento invasivo, no qual ele não teria autorização para fazer, na região da cintura de uma paciente que aparece deitada em uma cadeira de dentista e sem roupa adequada para intervenções desse tipo. O vídeo teria sido captado em junho de 2024 e, segundo Maia, foi divulgado por uma ex-funcionária como forma de vingança, pois ela teria sido pega roubando.
Ao ac24horas, nesta quinta-feira (20), André Maia disse que a clínica funciona há mais de 22 anos empregando mais de 15 funcionários e prestando serviço ao público, e por isso, os serviços de fiscalização “É uma clínica muito grande, com 15 profissionais e várias especialidades. A vigilância foi muito rápida em fechar, mas espero que seja muito rápida em abrir, porque foram coisas isoladas e não era pra ter fechado a clínica. Qualquer butiquim [SIM] de esquina eles vão, detectam algum tipo de irregularidade e dão prazo para que essas irregularidades serem sanadas. Fui pego de surpresa e… agradecer ao trabalho da vigilância, mas já atendi mais de 25 mil pacientes, estou com consciência tranquila e fico triste com os órgãos de controle que em vez de orientar, botam lenha na fogueira não pensando nas famílias das pessoas que ficam sem trabalhar”, afirmou.
Nesta quinta-feira (20), fiscais de vigilância retornaram ao local, mas disseram não estar autorizados a dar informações.
Ana Cristina, secretária adjunta de atenção à saúde do Acre, foi procurada para falar sobre o assunto, mas até o fechamento deste material a reportagem não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação da gestora.