Bezos investe US$ 9,4 milhões para criar vacina contra arroto e pum de bovinos

magem de bois na região do Araguaia, em Mato Grosso, em abril de 2024. — Foto: Gustavo Wanderley/g1

O Bezos Earth Fund, instituto do bilionário Jeff Bezos, está investindo US$ 9,4 milhões na criação de uma vacina para reduzir a emissões de metano geradas pelo arroto e pum dos bovinos.


A pesquisa está sendo liderada por pesquisadores do The Pirbright Institute e do Royal Veterinary College (RVC) – ambos do Reino Unido –, e pelo AgResearch, um laboratório de inovação agrícola da Nova Zelândia.


➡️O metano (CH4) é um dos principais gases que contribuem para o aquecimento da atmosfera. Nos bois, ele é produzido durante a digestão.


➡️De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o metano proveniente do esterco e da digestão dos bois representa quase um terço das emissões globais desse poluente.


➡️ No Brasil, 75% do metano emitido em 2023 teve como origem o arroto e o pum do boi, segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima.


Boi emite metano pelo arroto. — Foto: Bruna Azevedo e Luisa Rivas | Arte g1

Boi emite metano pelo arroto. — Foto: Bruna Azevedo e Luisa Rivas | Arte g1

Por que a vacina?

Muitas fazendas, inclusive no Brasil, já utilizam técnicas para diminuir a produção de metano no sistema digestivo dos bois. Uma das mais conhecidas é a adição de produtos que reduzem a quantidade de bactérias que produzem esse gás no estômago desses animais.


No entanto, pesquisadores que lideram o estudo afirmam que esses aditivos têm algumas desvantagens, como eficácia variável e necessidade de fornecimento contínuo, o que é um desafio quando os animais são criados soltos pelo pasto, como ocorre no Brasil.


“O atrativo de uma vacina como parte da solução é que se trata de uma prática amplamente adotada, já há infraestrutura para isso e as pessoas conhecem os benefícios da vacinação para a saúde animal de forma geral”, disse à CNN John Hammond, diretor de pesquisa do Instituto Pirbright.


Para ser eficaz, a vacina precisa induzir a produção de anticorpos que impeçam a ação de bactérias responsáveis por gerar o metano, dentro do estômago do boi.


O início da pesquisa foi anunciado em julho de 2024 pelo Instituto Pirbright. O estudo deve ter uma duração de 3 anos.


Segundo o Global Methane Hub, reduzir as emissões de metano em 45% nesta década poderia resultar em um efeito de resfriamento de aproximadamente 0,3°C até 2040.


Em abril de 2024, o g1 viajou ao Mato Grosso (MT) para mostrar as técnicas sustentáveis que os pecuaristas brasileiros vêm aplicando para preservar o meio ambiente.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias