Alta incidência de dengue faz Ministério da Saúde atuar no Acre até este sábado (15)

O Ministério da Saúde enviou uma equipe ao Acre para reforçar a rede de atendimento contra a dengue e outras arboviroses. A missão, que segue até este sábado (15), tem como foco os municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, onde profissionais estão visitando unidades de saúde da atenção primária, urgências e emergências para avaliar e aprimorar a resposta ao aumento de casos da doença.


A iniciativa faz parte do trabalho do Centro de Operações de Emergência em Saúde para Dengue e outras Arboviroses (COE Dengue), criado em janeiro pelo Ministério da Saúde. O objetivo é fortalecer a vigilância epidemiológica, capacitar profissionais e reorganizar os serviços para enfrentar a alta de casos no período sazonal.


No estado, as equipes do Ministério da Saúde estão promovendo oficinas para qualificação de profissionais de saúde e gestores, além de representantes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Também foi realizada uma reunião com médicos do programa Mais Médicos que atuam na região.


Além do suporte técnico às equipes locais, a missão reforça a importância da mobilização social na eliminação de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya. A campanha “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora” incentiva a população a dedicar um tempo semanal para eliminar possíveis focos do mosquito.


A ação conta com a parceria das Secretarias de Saúde do Acre, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (COSEMS/AC) e dos Distritos Sanitários Indígenas Alto Rio Purus e Alto Rio Juruá.


A instalação do COE Dengue pelo Ministério da Saúde visa ampliar a capacidade de resposta em todo o país, garantindo ações coordenadas entre governo federal, estados e municípios. Entre as principais atribuições do centro estão o monitoramento contínuo das arboviroses, a promoção de campanhas educativas e o envio de equipes técnicas às áreas mais afetadas.


 


 


 


 


Com informações do Ministério da Saúde


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias