Águas do Rio Juruá atingem bairro e ameaçam casas em Cruzeiro do Sul

O bairro da Lagoa, em Cruzeiro do Sul, já tem casas alcançadas pelo Rio Juruá, mas como são erguidas em forma de palafitas, a água não chegou a entrar nas residências. Ao meio-dia desta terça-feira, 25, o manancial atingiu 11,75, se aproximando mais ainda da cota de alerta, de 11,80 metros.


A Defesa Civil do município ainda não foi acionada para retirar nenhuma família de casa por causa do Juruá. Está atuando no auxílio às pessoas que foram afetadas por deslizamentos de terra em bairros de Cruzeiro do Sul por causa das chuvas.



“Temos três equipes em campo, sendo uma no bairro Cruzeirinho, com a demolição e reconstrução de residência, Remanso, com o mesmo serviço e no bairro da Escola Técnica estamos fazendo a retirada de escombros. Todas as situações foram oriundas dos deslizamentos de terra”, citou o coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, Iranilson Neri.



O nível de trasbordamento do Rio Juruá é de 13 metros. É a partir dessa medição que as famílias começam a ser retiradas de casa e levadas para a residência de familiares ou escolas transformadas em abrigos pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.


Mas, segundo Iranilson, o Rio Juruá já apresentou vazante em Porto Walter. O manancial nasce no Peru, de onde o município fica próximo. “Vale destacar que em Porto Walter o rio está vazando”, pontua.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias