Acre poderá receber R$ 12 milhões do Canadá com o Projeto ‘Florescendo em Paz’

Se a segunda etapa do projeto “Florescendo em Paz”, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública -Sejusp, for aprovada, o Acre vai receber R$ 12 milhões do Canadá . A votação será realizada nesta quinta-feira, 27, em Brasília pelo Comitê Diretivo/Administrativo da iniciativa.


O “Florescendo em Paz” tem como principal objetivo garantir financiamento para áreas onde a Segurança Pública atua, promovendo ações voltadas à proteção das populações vulneráveis e originárias, como indígenas e ribeirinhos. Os principais eixos estruturados no projeto são políticas sociais de justiça, prevenção e enfrentamento de desastres naturais e combate a crimes ambientais e tráfico humano.


“O projeto é um avanço importante para a segurança, destacando a necessidade de iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Isso reforça o compromisso do Estado em encontrar soluções inovadoras e eficazes para os desafios que enfrentamos”, pontuou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia.


As ações são conduzidas pelo Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), que envolve a Polícia Militar (PMAC), Corpo de Bombeiros (CBMAC), Polícia Civil (PC/AC), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Programa Acre Pela Vida e a Defesa Civil Estadual.


A iniciativa fortalece a cooperação interestadual e internacional no combate ao crime organizado, principalmente em áreas de fronteira com Peru e Bolívia. Os termos de cooperação já firmados entre os estados da Amazônia Legal, destacando Amazonas e Rondônia, são um dos principais pontos que sustentam a viabilidade do projeto.


A chefe da Divisão de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, Lya Júlia Morais de Oliveira, responsável pela sistematização e filtragem das ações propostas pelas forças de segurança para alinhá-las aos padrões determinados pelo edital estabelecido pela ONU, destacou que esse projeto visa melhorias na logística de atuação das forças em prol da sociedade.


“Sem dúvidas, o projeto ‘Florescendo em Paz’, que nasceu de acordo com o alto padrão de exigências moduladas pela ONU, detém uma perspectiva inovadora que visa melhorias na estrutura organizacional e na logística de atuação das forças de segurança em prol da ativa sociedade, e os termos de cooperação técnica firmados ao longo dos anos pela Segurança Pública dos estados da Amazônia Legal, juntamente com as parcerias transfronteiriças que a Sejusp tem com Bolívia e Peru são chaves para garantir que o projeto seja bem-sucedido, gerando um impacto positivo tanto na segurança quanto no bem-estar da população”, afirmou.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias