Ícone do site Ecos da Noticia

23% dos acreanos já emitiram a nova Carteira de Identidade desde 2022

Dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta segunda-feira (10) revelam que 23,79% da população do Acre já emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). As informações são da Agência Brasil.


Desde o lançamento do modelo, em julho de 2022, mais de 20 milhões de brasileiros já solicitaram a CIN. Os estados com o maior número de emissões até o momento são Minas Gerais, com 2,46 milhões de registros; Rio Grande do Sul, com 1,92 milhão; e São Paulo, com 1,91 milhão. Proporcionalmente à população, os destaques são Piauí (29,78%), Acre (23,79%) e Alagoas (19,22%).


A meta do governo federal é alcançar 130 milhões de emissões da CIN até o fim de 2026. O novo documento substitui o antigo Registro Geral (RG) e tem validade em todo o território nacional. No entanto, não há necessidade de solicitação imediata, pois o modelo antigo permanecerá válido até 2032.


A CIN está disponível nas versões física (papel ou cartão) e digital, ambas com o mesmo valor legal. A versão digital pode ser acessada pelo aplicativo Gov.br, em smartphones e tablets.


Diferentemente do antigo RG, a nova carteira utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação em todo o país, evitando múltiplas emissões com numerações diferentes em diferentes estados.


Sair da versão mobile