Sebrae suspende programa de aceleração após denúncia de inconformidades no Acre

Foto: Assessoria/divulgação

A superintendência do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – SEBRAE no Acre anunciou a empreendedores participantes do programa Acre for Startups 2024, nesta semana, que suspendeu o programa para apurar denúncias de inconformidades das ações com as dispostas no edital do evento que selecionou 20 empresas acreanas para receber bolsas e participar de formações. De acordo com Marcos Lameira, superintendente do SEBRAE, a denúncia foi recebida através de ouvidoria e será investigada internamente.


Na denúncia a qual o ac24horas teve acesso, 8 empreendedores que disputaram no programa apontam descumprimento das regras de apresentação do pitch de avaliação. Pitch é uma ferramenta usada para apresentar negócios para investidores. Entre as irregularidades mencionadas estão; diferenças no tempo e prazo de apresentação, o número de avaliadores e a inadequação da parcialidade deles, bem como inidoneidade dos avaliadores e possível conflito de interesse, além da falta de transparência no processo e outros questionamentos.


A reportagem procurou o SEBRAE e ouviu, além de Lameira, o diretor técnico do SEBRAE, Kleber Campos, e o diretor de administração e finanças do serviço, Vandré Prado, que destacaram a seriedade com o qual a denúncia será apurada. “Nos chegou essa denúncia em 20 de dezembro, último dia de funcionamento do SEBRAE em 2024 antes das férias coletivas. Na volta das atividades, dia 13 de janeiro, tomei conhecimento do problema, chamei a ouvidoria e a direção, iniciando as tratativas de averiguação. As pessoas terão as respostas, a ouvidoria já entrou em contato com os denunciantes via e-mail, serão ouvidos todos os envolvidos. Não há, por parte do SEBRAE, nenhum interesse em mantimento de irregularidades”, disse Lameira.


Kleber Campos disse que o programa Acre for Startups ocorre em parceria com o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Acre com o objetivo de pré-aceleração e aceleração de empresas com ideias inovadoras, tendo sido uma empresa contratada por licitação para confeccionar o seu edital. “Agora o nosso trabalho é comparar as reclamações que constam na denúncia e aquilo que está no edital, para podermos tomar as providências. Temos áreas internas de controle, compliance, auditoria, que vão atuar juntas neste processo, com total garantia de sigilo quanto às pessoas que serão ouvidas”, comentou.


“Tudo vai ser apurado e no fim serão dadas as devidas responsabilizações. Se a falha for da empresa, na condução deste processo, na jornada do programa, ou se foi uma falha interna nossa, somos seres humanos, não estamos antecipando responsabilidades, mas a apuração será de forma isenta”, garantiu Vandré Prado.


A superintendência do SEBRAE destacou ainda o papel de suma importância do Serviço para o crescimento saudável das micro e pequenas empresas no Acre, que só em 2024 somou mais de 18 mil atendimentos a empresas, com índice NPS (Net Promoter Score) de recomendação em 85%, o que é considerado um índice de excelência. “Temos no estado uma assistência aos pequenos negócios com escritórios no Juruá, no Baixo Acre, e estamos trabalhando para um escritório em Tarauacá e em Sena Madureira, o que mostra o esforço para estarmos cada vez mais perto dos pequenos. Os apoios que oferecemos são transformadores para os pequenos negócios”, concluiu Marcos Lameira.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias