posto village ezgif.com gif to avif converter

Rio Branco vai decretar emergência em saúde por causa de arboviroses

UPA Franco Silva, na baixada da Sobral, em Rio Branco (imagem ilustrativa) - Foto: Whidy Melo/ac24horas

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom assinará nesta quinta-feira (23), em seu gabinete, o Decreto de Emergência em Saúde por causa das arboviroses na capital.


No último sábado (18) uma equipe do Centro de Operações de Emergência (COE) para Dengue e outras Arboviroses, vinculado ao Ministério da Saúde (MS), visitou algumas Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs) de Rio Branco, acompanhada de representantes das secretarias de Estado de Saúde (Sesacre) e Municipal (Semsa). O objetivo foi avaliar a estrutura preparada pela capital para lidar com o aumento de casos de dengue que afeta o estado, além de viabilizar a liberação de recursos financeiros para as ações de combate à doença.


Marcos Malveira, coordenador do COE estadual, alertou na semana passada, para a quantidade de casos confirmados de dengue nos primeiros dias de 2025. “Já temos mais de 1.500 casos confirmados de dengue apenas nas duas primeiras semanas do ano no Acre. Precisamos orientar os municípios na elaboração de seus planos de contingência e, se necessário, na decretação de emergência, para buscar mais orçamento junto ao Ministério da Saúde”, explicou Malveira.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias