O nível do Rio Acre voltou a subir de forma muito rápida na capital acreana. Conforme a Defesa Civil, a subida nas últimas 24 horas foi de mais de 2,5m, saltando de 5,21m para 7,72 na manhã desta sexta-feira, 10.
A forte subida do manancial voltou a “acender” o alerta do órgão que monitora o nível. O coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, Cláudio Falcão, afirma que não há cota segura neste período de chuvas. “Eu sempre tenho dito que não temos cota segura neste período. A subida poderia até ter sido maior, já que em Capixaba subiu mais de três metros”, diz.
Falcão lembra ainda que em 2023, o nível subiu 6 metros em 24 horas e que se isso acontecer, Rio Branco ultrapassaria a cota de transbordamento (14m). “Naquele ano foram 6 metros em 24 horas, o que faria com que ultrapassemos a cota de transbordamento. O que venho sempre alertando todo mundo é que não há zona de conforto nesta época do ano”, reitera.
Nesta sexta, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) fará a entrega formal do Parque de Exposições Wildy Viana para a prefeitura de Rio Branco. A entrega faz parte do planejamento contido no Plano de Contingência em caso de enchente a capital acreana.