O preço do café tem aumentando consideravelmente ao longo dos meses, e nas últimas semanas, a alta no valor da bebida assustou os consumidores.
Uma das principais razões para essa elevação pode estar relacionada às condições climáticas, segundo informou o presidente da Cooperativa de Produtores de Café do Vale do Juruá (Coopercafé), Jonas Lima, em entrevista ao portal Voz do Japiim.
“O mundo está enfrentando um problema climático, e a produção de café não está suprindo a necessidade dos consumidores. Além disso, o Brasil não possui estoque suficiente para atender à exportação e ao mercado interno. Por isso, vendemos esses preços mais altos”, explicou Jonas Lima.
Segundo uma pesquisa de commodities da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o café conilon registrou uma alta anual de 138,2% até novembro de 2024.
As projeções para este 2025 também não são animadoras para os consumidores. A expectativa é de que os preços de itens essenciais da cesta básica, como café, açúcar e carne, continuem pressionando a inflação de alimentos.
Com informações do portal Voz do Japiim