Projeto para recuperação da ETA I deve ser licitado em até 15 dias

Com a decretação de situação de emergência na captação de água da Estação de Tratamento ETA I, que abastece cerca de 40% de Rio Branco e está em risco iminente de desabastecimento, o prefeito em exercício, Alysson Bestene (PP), afirmou que, em até 15 dias, o projeto para a recuperação da estação estará licitado. A informação foi confirmada pelo município ao ac24horas.


O objetivo é contratar uma empresa e emitir a ordem de serviço para o início das obras. Segundo Bestene, o projeto já foi elaborado pelo governo estadual e entregue à direção do Serviço de Água e Esgoto (Saerb) para emissão de parecer.


“O recurso é do Estado, que já estava previsto antes de repassar o sistema como um todo para o município. Já havia a previsão da reforma da ETA I, mas estava parado. Agora, com essa situação e a declaração de emergência, o Estado elaborou o projeto rapidamente e encaminhou para o Saerb. O Saerb já está emitindo o parecer adequado, analisando toda a reforma necessária, incluindo o deslocamento da captação para mais de 200 metros à frente. O recurso é da Caixa, e o projeto será analisado para aprovação pela instituição. Após isso, o Estado poderá licitar e contratar a empresa para iniciar as obras. Esse processo deve durar entre 10 a 15 dias, já que a parte mais demorada, o projeto, já está pronta e foi enviada ao Saerb. Após a análise da Caixa e a liberação, inicia-se a contratação e, em seguida, a execução das obras”, explicou o prefeito em exercício.


O prefeito titular, Tião Bocalom, havia declarado recentemente que o governo estadual deveria destinar cerca de R$ 10 milhões para resolver os problemas estruturais na ETA I.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias