cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Pesquisador Davi Friale descarta enchentes alarmantes em 2025

Os primeiros dias de 2025 chegam com muita umidade no Acre, marcados por sol, calor abafado e chuvas passageiras, características típicas desta época do ano, segundo o meteorologista, Davi Friale, em boletim publicado na noite da última sexta-feira (3). De acordo com as informações, o padrão climático dos próximos dias deverá permanecer inalterado, com predominância de alta umidade do ar, muitas nuvens e chuvas pontuais. Em alguns momentos, estas podem ser intensas, embora de abrangência limitada.


Conforme registrado no último mês de dezembro, as chuvas em janeiro deverão permanecer dentro da média histórica, variando entre 240 e 320 mm. Assim, apesar de eventuais transbordamentos de córregos e pequenos igarapés, que podem causar transtornos para comunidades ribeirinhas, não há indicativos de enchentes alarmantes no rio Acre.


“Como estamos informando diariamente, há meses, não há tendência a enchentes de proporções alarmantes causadas pelo rio Acre, pois as chuvas, neste verão, deverão estar dentro ou abaixo da média. Eventualmente, poderão ocorrer transbordamentos de córregos e pequenos igarapés, podendo causar sérios transtornos à população ribeirinha”, relatou.


Atualmente, o nível do rio Acre está longe de apresentar risco de grandes inundações. Em Rio Branco, o rio, que recentemente chegou à marca de 11,60 metros, registrava 5,50 metros às 15h desta sexta-feira, 3, com tendência de queda para o fim de semana. Em Brasileia, o nível era ainda mais baixo, marcando apenas 1,40 metro.


A previsão para os próximos dez dias sugere continuidade desse cenário de sol, calor e chuvas esparsas, caracterizando um verão típico da região.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias