posto village ezgif.com gif to avif converter

Oscilação abrupta do Rio Acre acelera erosão e agrava colapso na ETA I e no Novo Mercado Velho

Foto: Jardy Lopes/ac24horas

O nível do Rio Acre na capital acreana apresentou uma redução significativa nas últimas semanas. O ac24horas apurou que em nove dias, o manancial baixou de 11,59 metros para 4 metros, conforme última medição feita nesta terça-feira (7).


Foto: Jardy Lopes/ac24horas

O cenário preocupa a Defesa Civil Municipal em Rio Branco, uma vez que para áreas que estão desmoronando, como na região do Novo Mercado Velho e da Estação de Captação ETA l, a rápida redução do rio agrava muito mais a situação de erosão.


Ao ac24horas, o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, alertou que o Rio Acre tem nova tendência de subida para os próximos dias, podendo ultrapassar os 11,60 metros. “E [com isso] posteriormente ter nova vazante. E é nesse processo que entra a nossa gestão de risco, propondo soluções viáveis para minimizar as os impactos desses desastres”, garantiu.


A adutora sofre comprometimento na estrutura e ameaça colapso no abastecimento da cidade. No dia 2 de janeiro, o prefeito Tião Bocalom anunciou situação de emergência no local para agilizar as obras de recuperação. Nessa segunda (6), o município foi informado que o projeto de recuperação já foi finalizado e está sendo encaminhado para a aprovação junto ao Saerb.


Foto: Val Fernandes/Assecom

Já o governo do Acre segue as obras de recuperação da Passarela Joaquim Macedo, localizada no Novo Mercado Velho, que sofre desmoronamento. Apesar de deslizamento de terra previsto devido ao período chuvoso, os trabalhos continuam dentro do cronograma. A intervenção tem como foco garantir a segurança dos pedestres e aumentar a durabilidade da passarela.


“Houve uma retração bastante forte nos últimos dias e isso para uma área que está desmoronando não é bom, não é uma boa notícia, pelo contrário, ela agrava muito mais”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão.


Segundo o coordenador, a elevação e retração das águas faz com que o processo erosivo acelere. “É justamente disso que nós estamos tratando com o prefeito em exercício, Alysson Bestene, o presidente do Saerb, e toda a sua equipe, de maneira que nós possamos preservar a estrutura que ainda está de pé”, salientou em relação à ETA I.


Veja métrica do Rio Acre nos últimos nove dias:


-11,59 metros
-11,04 metros
-9,57 metros
-8,06 metros
-6,90 metros
-5,92 metros
-5,25 metros
-4,62 metros
-4,52 metros
-4 metros


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias