Maioria confirma Joabe Lira como presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco

Foto: Sérgio Vale

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco para o biênio 2025/2026 confirmou o vereador Joabe Lira (UB) como presidente do Poder Legislativo. Felipe Tchê (PP) foi eleito 1º secretário, e Leôncio Castro (PSDB) assumirá a vice-presidência. A votação, realizada de forma nominal, ocorreu nesta quarta-feira, 1°, na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran). Os demais candidatos, vereadores Éber Machado (MDB) e André Kamai (PT) foram derrotados no pleito.


Completando a composição da Mesa Diretora, o vereador reeleito Antônio Moraes (PL), decano da Casa, assumirá a 2ª secretaria, enquanto Lucilene Vale (PP) foi escolhida como suplente da Mesa.


O presidente eleito, Joabe Lira, destacou a importância do momento e garantiu que a Câmara manterá sua autonomia em relação ao Executivo. “Hoje é um dia importante para todos nós. Nós, vereadores eleitos, tomamos posse. O prefeito Tião Bocalom também foi empossado para o seu segundo mandato, com uma votação expressiva, o que demonstra a aprovação da gestão dele pela população, com mais de 40 mil votos de diferença para o segundo colocado. Nossa proposta é ter uma Câmara atuante, forte e próxima da população. Queremos caminhar em harmonia com o Poder Executivo Municipal, reconhecendo os muitos problemas que Rio Branco ainda enfrenta. Apesar dos avanços no primeiro mandato, muito ainda precisa ser feito, e queremos uma Câmara forte e atuante para contribuir nesse processo”, declarou.


Foto: Sérgio Vale

Lira também enfatizou a independência do Legislativo e a necessidade de parcerias institucionais. “A Câmara é um poder independente. Nosso objetivo é fortalecer o mandato de cada vereador e garantir que a Câmara seja um destaque positivo. Vamos buscar parcerias, mas sempre preservando a independência entre os poderes. Essas parcerias são importantes, não apenas com o Executivo, mas também com o Judiciário, o Ministério Público e o Tribunal de Contas”, afirmou.


Durante a votação, marcada por discursos acalorados, o vereador Antônio Moraes (PL) destacou que Joabe Lira está preparado para assumir a liderança do Legislativo. “Ele está credenciado”, afirmou.


O acordo para a composição da Mesa, chamado de “consenso” entre os grandes partidos, foi anunciado à imprensa no último dia de 2024, durante uma reunião na sede do Partido Progressistas. A formação contou com o apoio do prefeito Tião Bocalom e do governador Gladson Cameli. Um detalhe que chamou atenção é que os três principais cargos da Mesa Diretora serão ocupados por vereadores em seus primeiros mandatos.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias