Ícone do site Ecos da Noticia

Jorge Viana lidera comitiva para retomada de exportações brasileiras na África

O ex-senador e ex-governador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), iniciou nesta semana uma série de iniciativas para recuperar a presença do Brasil no mercado africano. Nos últimos sete anos, produtos brasileiros foram gradualmente substituídos por mercadorias de outros fornecedores, levando a uma expressiva queda nas exportações.


Para reverter esse cenário, Viana coordena, neste mês, uma rodada de negociações na Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Senegal. A missão também conta com a participação dos Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura. “Perdemos espaço para outros países, reduzindo nosso fluxo de comércio de US$ 28 bilhões, em 2013, para US$ 11,5 bilhões, em 2020. Precisamos reverter esse quadro e fortalecer nossas relações comerciais”, afirmou Viana à Folha de SP.


Desde junho de 2023, sob a gestão de Viana, a ApexBrasil tem promovido a reestruturação das embaixadas brasileiras na África, ampliando a participação em feiras e incentivando missões empresariais. As iniciativas já alcançaram países como África do Sul, Angola, Argélia, Botsuana, Egito, Etiópia, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Quênia, Tanzânia e Zimbábue.


A África, com seus 54 países e uma população de 1,4 bilhão de pessoas, é o segundo continente mais populoso do mundo e apresenta a maior taxa de crescimento populacional. Em 2024, a região se tornou o terceiro maior destino das exportações brasileiras, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos, e superando a Argentina. O comércio brasileiro com o continente cresceu 20,5% em relação a 2023.


De acordo com a ApexBrasil, a África representa um mercado com mais de 6 mil oportunidades para produtos brasileiros, especialmente nos setores de alimentos, máquinas e equipamentos de transporte. A Missão à África Ocidental levará mais de 40 empresas brasileiras a quatro países, que juntos concentram 740 dessas.


 


 



Sair da versão mobile